Marcelo Teixeira é o presidente do Santos
Investidores procuraram Marcelo Teixeira para sondar o interesse do Santos em se tornar SAF.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o Peixe vem passando pelo pior momento de toda a sua história. Jogando pela primeira vez na segunda divisão, o Alvinegro Praiano também atravessa por uma extensa e delicada crise financeira.
Exatamente por isso, o time precisou abrir mão de craques cruciais como Jean Lucas e Soteldo. Mesmo em um momento conturbado, o Santos desperta interesse de clubes europeus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Santistas, especulações sobre investidores estrangeiros, incluindo representantes de grupos associados a dono de clubes como Paris Saint-Germain (PSG) e Newcastle.
Feito isso, é possível vender parte majoritária, minoritária ou todo seu capital para um novo proprietário. No Brasil, já existem clubes que funcionam com esse modelo, casos do Botafogo, Vasco e Cruzeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Representantes desses magnatas procuraram profissionais do Santos e podem de fato oferecer uma proposta concreta em 2025.
Ocorre que para isso se torne realidade, o time espera que seja feito um investimento alto de acordo com o portal Bola VIP.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Teixeira considera o mínimo, um valor de R$ 1,5 bilhão pelas ações do Santos, evidenciando o poder que a marca tem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale frisar que não é o interesse do time paulista nesse momento, porém não descarta uma negociação futuramente, mas já deixou o veredito sobre o termos financeiros.
SAÍDA DE 2 ATACANTES DO SANTOS?
Mesmo com o rebaixamento, Teixeira entende a força do Santos. Inclusive, o objetivo do Peixe é voltar o mais rápido possível para a Série A.
Segundo informações do jornalista Fabiano Farah, a direção do Santos já decidiu fazer uma limpa gigantesca no elenco assim que a temporada de 2024 acabar, seja com o acesso ou não à primeira divisão.
A lista de jogadores do Santos cujos vínculos terminam no fim de 2024 inclui Pedrinho e Ignacio Laquintana.
A tendência é decidir apenas com o término do Campeonato Brasileiro da Série B. Mas a ideia é liberar alguns jogadores e conseguir trazer outros que vão estar livres no mercado, afinal a condição financeira do Santos é bastante limitada.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estilo de Sociedade Anônima de Futebol (SAF) tem tomado conta do futebol, sendo uma alternativa viável para vários times.
Mesmo em um momento conturbado, o Peixe desperta interesse de clubes europeus. Porém, o Santos ainda não demonstra interesse em se tornar SAF.
O QUE É SAF?
A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um tipo específico de empresa, feito pelo Congresso em 6 de agosto de 2021, por meio da Lei 14.193/2021.
A legislação estimula que times de futebol migrem da associação civil sem fins lucrativos para a empresarial.
A Lei da SAF, como ficou famosa, colabora com a mudança para este formato de clube-empresa, que dispõe de normas de governança, controle e meios de financiamento específicos para a atividade do futebol.