A ANVISA decidiu, bateu o martelo e arrancou produto queridinho com urgência de lojas para proteger a saúde de clientes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou uma ação urgente para retirar um produto das prateleiras das lojas após a descoberta de riscos associados a seu uso. A venda do produto foi proibida de forma imediata, visando proteger a saúde e segurança dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PROIBIDO
A Anvisa tomou a decisão de proibir a fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso do suplemento alimentar “Soninho Perfeito Melatonina Kids”, fabricado pela empresa Mr Oemed.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 23 de agosto. A agência também ordenou que a fabricante recolha o produto do mercado.
A razão para essa proibição é que a melatonina, um hormônio que regula o sono, não deve ser comercializada em suplementos destinados a crianças e adolescentes. Isso se deve à falta de evidências comprovadas sobre a segurança do uso desse hormônio nesses grupos etários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a Anvisa identificou que o “Soninho Perfeito Melatonina Kids” estava sendo promovido na internet com alegações terapêuticas relacionadas ao sono, ansiedade, compulsão alimentar, irritabilidade noturna, inflamação, suplementação para transtorno do espectro autista, câncer, entre outros problemas de saúde. Essas alegações não foram devidamente comprovadas pela empresa.
“A Anvisa alerta que não há aprovação de qualquer indicação para sono, humor, concentração, entre outras, para suplementos alimentares à base de melatonina. Qualquer propaganda ou rótulo que traga esse tipo de alegação está irregular de acordo com a legislação sanitária brasileira”, disseram em nota. As informações são do Estadão.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Reajuste de 5,25%: Canetada antes de Haddad garante salário mínimo de R$1656 à lista de CLTs em 2025
● Decisão do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Bradesco hoje (23)
● Isenção colossal e +1 benefício: Nova lei do IPVA chega com mudança histórica a lista de CPFs em 2025
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que diz a OEMED?
Procurada pelo Estadão, a OEMED afirmou que o produto não é comercializado pela empresa e enviou a seguinte nota ao veículo:
“A proibição do referido produto, conforme indicado pela Anvisa, nos pegou de surpresa, uma vez que não é comercializado pela Mr Oemed. Embora tenhamos tido um produto com as mesmas características no passado, é de extrema importância destacar que a composição diferenciada, especificamente a ausência de melatonina, torna nosso produto claramente distinto”, diz a farmacêutica em um dos trechos
Ainda segundo a empresa, há risco de falsificação do produto. “Por mais que fazemos fiscalização das empresas que produzem conosco, fica difícil combater por existir muitos vendedores e também falsificação dos mesmos”.
O que a Anvisa pode fazer?
A ANVISA desempenha um papel essencial no Brasil quando se trata de garantir a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde. Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e diversos outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.