A marca de sorvete que acabou saindo das prateleiras dos mercados por causa de contaminação
Na tarde desta quarta-feira (24), o TV Foco traz informações importantes sobre o dia em que lote de sorvete precisou ser arrancado das prateleiras dos mercados com urgência por conta de risco de contaminação.
Isso porque a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), proibiu no dia 6 de julho deste ano a distribuição, comercialização, fabricação e uso do lote 18/04/2023 (validade até 18/10/2023), do produto picolé Sabor Chiclete, marca D’Cremosinho, fabricado por MD Indústria e Comércio de Sorvetes.
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Vale destacar que a medida foi motivada por conta de um comunicado de início recolhimento encaminhado pela empresa, devido à contaminação por Enterobacteriaceae no lote do produto em questão, segundo informações divulgadas pelo site da Vigilância Sanitária.
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Vale ressaltar que os outros lotes do picolé Sabor Chiclete da marca D’Cremosinho, não foram afetados e o produto segue em circulação normal nos mercados para melhor atender seus clientes.
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Inclusive, para quem não sabe, a enterobacteriaceae estão entre os patógenos mais comuns infectando humanos em todo o mundo, inclusive, esses microrganismos são responsáveis por infecções adquiridas tanto na comunidade como em hospitais e podem causar infecções nosocomiais, mas também otite média, celulite e sepse neonatal.
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MAIS ALGUM SORVETE PASSOU PELO MESMO PROBLEMA?
A resposta é sim. Em agosto do ano passado, a marca de sorvete Haagen-Dazs, que é propriedade do conglomerado General Mills Brasil Alimentos Ltda, recolheu por conta própria uma série de seus produtos. Em comunicado enviado ao TV Foco, a empresa explicou em detalhes o que realmente aconteceu:
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A empresa iniciou o processo de recall após identificar traços de 2-Cloroetanol nos produtos mencionados. Tendo em vista que os potenciais riscos à saúde relacionados ao 2-cloroetanol seguem inconclusivos, a General Mills decidiu informar as autoridades sanitárias e recolher voluntariamente os lotes envolvidos. Durante a ação de recall, a empresa publicou mensagens em veículos de mídia para comunicar amplamente seus consumidores sobre o processo.”