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Venda proibida no Brasil e contaminação com pelo de rato: A proibição da Anvisa contra dois molhos de tomate

04/08/2024 às 0h33

Por: Kelly Araújo
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Anvisa retirou de forma urgente molhos de tomate das prateleiras - (Foto: Reprodução / Internet)

A Vigilância Sanitária precisou agir às pressas contra dois molhos de tomate que estavam descumprindo as regras. A notícia surpreendeu os consumidores dos produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. O órgão federal costuma agir para impedir que irregularidades aconteçam e prejudiquem os consumidores. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a proibição urgente contra dois molhos de tomate.

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Não precisa ser um grande especialista no assunto para concluir que o produto em questão é muito utilizado na nossa culinária. Sendo necessário para o preparo de inúmeros pratos, como lasanha, cachorro-quente, macarronada, etc. Exatamente por conta disso, a notícia sobre a contaminação dessas marcas caiu como uma bomba no colo dos consumidores.

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De acordo com informações do portal G1, a Anvisa proibiu a venda e distribuição em todo o país de dois lotes de extrato de tomate da Elefante e de um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola. A decisão urgente foi tomada após um laudo detectar pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente em nosso país.

Ainda segundo informações da matéria do G1, a proibição aconteceu em julho de 2017. Na ocasião, a decisão foi publicada no Diário Oficial da União. Diante da gravidade da situação, as fabricantes dos molhos de tomate tiveram que recolher os produtos do mercado. A decisão foi cumprida voluntariamente pelas empresas, assim que foram notificadas.

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Dessa forma, a resolução nº 1.997 proibiu a distribuição e venda do molho de tomate tradicional da marca Pomarola, lote 030903, válido até 31/08/2017, e também do extrato de tomate da marca Elefante, lote 032502, válido até 18/08/2017. Uma particularidade a respeito das marcas citas na matéria é que ambas têm a Cargill Agrícola como a fabricante dos produtos.

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Pronunciamento:

Na época, a Cargill, responsável pelas marcas Pomarola e Elefante, informou que tomou conhecimento da determinação da Anvisa com relação aos lotes citados e adotou as medidas necessárias.

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“A empresa reitera o compromisso com o cumprimento de todas as normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene. Assegura ainda que os produtos dos referidos lotes não oferecem qualquer risco à saúde de seus consumidores. A Cargill permanece à disposição para os esclarecimentos que se façam necessários”, informou.

Situação atual:

Vale lembrar que a fabricante dos molhos de tomates cumpriu as determinações da Anvisa e resolveu o problema retirando o lotes contaminados de circulação. Atualmente, tanto a Elefante como a Pomarola operam normalmente, com a venda em todo o país.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:

  • Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
  • Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
  • Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
  • Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
  • Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
  • Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
  • Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.

Lembre-se de que fazer uma denúncia à Anvisa é uma maneira importante de contribuir para a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde. Caso não encontre as informações necessárias no site, entre em contato diretamente com a Anvisa por telefone para obter orientações adicionais.

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Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

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