A Anvisa está sempre em alerta quando algum produto não está apto para chegar aos lares dos brasileiros
Marca de azeite nº 1 das donas de casa, é arrancada dos mercados após proibição da Agência Nacional da Vigilância Sanitária, a Anvisa.
O azeite é um alimento crucial para a saúde, pois conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
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Desse modo, o mesmo também é um ingrediente fundamental da culinária, dando sabor e aroma à comida.
A partir de informações do portal GOV da Agência Nacional da Vigilância Sanitária e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em Anvisa, detalha agora a proibição de marca de azeite.
AFINAL, QUAL MARCA DE AZEITE FOI BARRADA PELA ANVISA?
Através da Resolução-RE Nº 1.062, de 15 de março de 2024, o órgão fiscalizador suspendeu a comercialização, distribuição, propaganda e uso de marca de azeite.
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Trata-se do lote nº 19227 095 do produto Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo, de responsabilidade da empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora.
Sobre o motivo que levou a proibição, foi por causa do resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração e do índice de iodo WIJS.
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O índice de iodo WIJS é uma medida da quantidade de iodo que o Azeite de Oliva pode absorver.
Um valor baixo pode indicar a presença de óleos mais saturados, que são menos saudáveis, ou seja, sendo prejudicial à saúde.
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A Anvisa atua com um papel crucial na proteção da saúde pública no Brasil. Esta recente decisão de proibir o lote de azeite de oliva da marca Vincenzo, destaca a importância do trabalho que eles realizam.
O QUE DIZ A EMPRESA?
A TRL informou que importou 25.188 unidades do lote nº 19227 sob encomenda.
A marca destacou que o produto “chegou ao Brasil engarrafado, envazado, rotulado e fechado, pronto para consumo” e “foi licenciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa”.
A empresa mencionou que após a nacionalização, a TRL “realizou a remessa de todas as garrafas para a empresa que a contratou, encerrando a atividade comercial da empresa importadora”, declarou a marca em nota enviada ao portal G1.
“Após ser intimada pelo Mapa, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e Procon de Jundiaí, acerca dos supostos problemas de qualidade do azeite de oliva, a TRL prestou todos os esclarecimento e envio de documentos relacionados a importação realizada, deixando clara a sua condição exclusiva de prestadora do serviço de importação para terceiros, ratificando que os produtos por ela importados, a pedido da empresa , chegaram ao Brasil lacrados e foram licenciados pelo órgão competente, afastando qualquer suspeita de relação com o esquema ilícito”, diz o trecho da nota.
Desse modo, tratou-se de um caso isolado e o produto voltou a ser comercializado normalmente. Sendo assim, a TRL segue sendo referência em sua área de atuação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, a Anvisa barrou a marca Azeite de Oliva Extravirgem Vincenzo, de um lote específico.
- Ocorre que o índice de refração do Azeite de Oliva, é uma medida da quantidade de luz que é refletida pelo óleo.
- Afinal, se o valor for muito alto ou muito baixo, pode indicar que o produto não é puro e contém outros óleos ou substâncias.
- Desse modo, o produto segue sendo comercializado. Afinal, tratou-se de um caso isolado em um lote específico.
AFINAL, QUAL O PAPEL DA ANVISA?
O órgão fiscalizando desempenha um papel crucical no país quando se trata de assegurar a qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.
Sendo assim, o papel da Anvisa é estabelecer normas e regulamentos que garantam que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e diversos outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.
“Veja matéria completa sobre Vigilância Sanitária denuncia podridão de mercado n°1 de SP e aciona alerta na Anvisa”.