chocante

Vendida à Fiat e encerramento de produções: O triste dia em que montadora de carros gigante fechou portas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Loja da FIAT - Foto Reprodução Internet

Tente não se impactar ao saber qual a montadora de carros, foi vendida a Fiar e encerrou produções

Sabemos que, no Brasil, temos inúmeras montadoras de carros de grande sucesso, que fabricam os veículos mais desejados da atualidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, o que muita gente nem imagina, é que uma das famosas montadoras que já passaram por aqui, acabou fechando suas portas, foi vendida à Fiat, e teve o encerramento de suas produções. Vamos saber qual?

Estamos falando da Fábrica Nacional de Motores. Para quem não sabe, a Fábrica Nacional de Motores, que ficou muito conhecida durante sua história, como “Fenemê”, foi uma empresa brasileira concebida inicialmente para produzir motores aeronáuticos, mas ampliou a sua atuação para a fabricação de caminhões e automóveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Toda sua história se iniciou no ano de 1939, quando o coronel Antônio Guedes Muniz propôs a construção de uma fábrica de motores aeronáuticos.

Dessa forma, ao decorrer dos anos, foi em 1949 é que a fábrica encontrou seu rumo, e então fixou um acordo com a marca italiana Isotta Fraschini, fazendo com que a FNM fosse a primeira empresa a fabricar caminhões no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A montadora logo estreou com o D-7.300, um modelo de cabine convencional, motor a diesel e capacidade para 7,5 toneladas de carga.  E com isso, outros modelos passaram a serem lançados.

Já no ano de 1960,  FNM lançou-se na produção de um sedã de luxo, o FNM JK, que mais tarde passou a se chamar FNM 2000. Foi o carro mais caro do Brasil, na época.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FNM 210 – Foto Reprodução Internet

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FNM D-11.000 truck, 1964 – Foto Reprodução Internet

Quando a Fábrica Nacional de Motores foi vendida?

Foi no ano de 1977, que a empresa foi vendida à Fiat, que continuou a fazer o modelo 180 por mais dois anos e fechou as portas da empresa.

Dessa forma, mais recentemente, no ano de 2008, uma empresa de mobilidade adquiriu o direito ao uso da marca e logotipo da FNM, para fabricar caminhões elétricos, alterando o nome para Fábrica Nacional de Mobilidade.

 

 

 

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile