“Ver TV” discute a escassez de atrações para os jovens nas emissoras do país
18/03/2015 às 15h53
Programas infantis e para adultos não faltam na televisão brasileira, mas atrações dedicadas ao público juvenil ainda são escassas nas emissoras do país. Esta é a constatação do programa “Ver TV” desta sexta (20), às 20h, na TV Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para debater os motivos dessa tendência, o apresentador Lalo Leal recebe o professor de psicologia da PUC São Paulo, Carlos Eduardo Freire; o roteirista de TV, Marcos Lazarini, que foi coordenador de roteiros da série “Pedro e Bianca”, exibida pela TV Cultura; e o produtor-executivo da produtora Conteúdos Diversos, Sérgio Lopes, responsável pela série adolescente Zica e os Camaleões, exibida na faixa “Diversão em Série” da TV Brasil.
De acordo com o professor Carlos Eduardo Freire é preciso compreender os dilemas que os jovens enfrentam e ser responsável com o conteúdo apresentado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“É importante entender o que se passa nesse momento da vida que a gente chama de adolescência: a suscetibilidade do adolescente a um modelo de conduta que é oferecido. Considero que a televisão deveria levar isso em conta e ser muita cautelosa”, pondera o estudioso.
“A televisão tem que se reinventar”, sentencia o roteirista Marcos Lazarini. “Prefiro acreditar que entre as cabeças que estão decidindo o que vai ser produzido ou exibido pela televisão, existam aqueles capazes de entender que reinvenção não precisa e nem deve passar por uma gratificação instantânea do público. Ou seja, a conquista do público oferecendo aquilo que supostamente ele quer ver”, avalia o renomado profissional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O produtor Sérgio Lopes analisa a forma de falar com o público adolescente.
“Os jovens querem ver aquilo que eles se identificam, e não os clichês que os adultos acham que os jovens se identificam”.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Com novela da Record, TV Brasil surpreende, dá a volta por cima e toma quinto lugar da RedeTV!
● Bolsonaro acaba com canal de televisão e reformula a TV Brasil para exibir propaganda do governo
● Governo Bolsonaro cancela programa “Sem Censura”, na TV Brasil, depois 34 anos
O Ver TV também entrevista outros especialistas em programação jovem nas emissoras brasileiras. A professora de psicologia da Universidade Federal do Ceará, Luciana Lobo Miranda, analisa as representações do adolescente na televisão.
A jovem Priscila Lima, protagonista da série Brilhante Futebol Clube, exibida na TV Brasil, comenta o trabalho realizado para desenvolver um conteúdo para adolescentes.
Já a professora de comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, Danielle Pini Galvão, escreveu uma dissertação de mestrado sobre a série Confissões de Adolescente. Ele analisa a produção, reflete sobre o espaço dedicado aos adolescentes na TV e sugere como criar uma identificação com esse público.
Serviço:
Ver TV – sexta-feira (20) às 20h, na TV Brasil.