TRISTE!
Verdade de falência: Cinema mais tradicional fica à beira do fim e tem notícia que ninguém queria dar
15/09/2023 às 9h42
Cinema mais tradicional de São Paulo atravessa por momentos conturbados e pode deixar de existir a qualquer momento
E um tradicional cinema, que faz parte da história de milhares de cinéfilos de São Paulo está prestes a dar um adeus definitivo e ainda divulgou uma notícia que ninguém gostaria de dar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do icônico Cine Belas Artes/Petra Belas Artes, que desde 1967 é um dos destinos mais queridos dos amantes da sétima arte na cidade e na região mais agitada do Brasil.
Se você passeou pela Rua da Consolação, do bairro Consolação, em São Paulo, já deve ter dado de cara com esse cinema e, até mesmo, curtido alguma atração ou festival de filmes promovido pelo mesmo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é, infelizmente, essa referência cultural ímpar, enfrentará uma mudança significativa em sua história a partir de janeiro do próximo ano de 2024.
A notícia é de que o Grupo Petrópolis, que inclusive enfrenta momento conturbado, podendo declarar falência a qualquer momento, encerrará seu patrocínio ao cinema, o que pegou a todos de surpresa e levantou questionamentos sobre o futuro da emblemática sala de cinema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pode estar nos créditos finais …
Pois é, de acordo com o portal Multiverso Notícias, o Grupo Petrópolis, que patrocinou o cinema por cinco anos, tomou a decisão de interromper o financiamento.
Como mencionamos acima, a marca está passando por um momento em que é necessário uma revisão criteriosa de investimentos, afinal de contas ela ainda se encontra em recuperação judicial afim de evitar uma falência definitiva*
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Urgente: Novo pagamento do Bolsa Família não caí na conta de quem é NIS 2 hoje (18/11) e motivo é exposto
● Alerta aos motoristas: Uber acaba de anunciar lista de carros proibidos a partir de janeiro de 2025
● Carne de cachorro: ANVISA determina fechamento urgente de açougue após nojeira
*Pra saber sobre a situação da Petrópolis, clique aqui*
Vale dizer que o Cine Belas Artes, conhecido como Petra Belas Artes* até dezembro do ano passado, tem sido uma parte fundamental da cena cinematográfica de São Paulo desde sua inauguração, em julho de 1967.
No dia 02 de maio de 2019, André Sturm, junto de sua sócia, a cineasta e empreendedora cultural Paula Trabulsi, anunciou o novo patrocinador do Belas Artes, a Cerveja Petra, através de um contrato de 5 anos. Sendo assim o cinema passou a se chamar PETRA BELAS ARTES
Salas históricas
O cinema conta com seis salas, cada uma homenageando um artista brasileiro notável, incluindo Villa-Lobos, Candido Portinari, Oscar Niemeyer, Aleijadinho, Mario de Andrade e Carmen Miranda.
O que faz do Cine Belas Artes um lugar mágico é a sua programação diversificada, que inclui filmes de diferentes nacionalidades e a prática de manter filmes em cartaz por longos períodos.
Isso transformou o cinema em um ponto de encontro para intelectuais e artistas, contribuindo significativamente para a vida cultural de São Paulo.
Os “noitões”* desse icônico cinema, nos quais os espectadores podem desfrutar de uma seleção de filmes até altas horas da madrugada, são uma tradição que conquistou o coração dos frequentadores assíduos.
*O Noitão do Belas Artes funciona assim: cada sala participante (neste caso, são cinco) exibe três filmes em sequência, sendo o último um filme surpresa, ou seja, o público só saberá qual é na hora da exibição. O início das sessões triplas é por volta das 23h30 ou 0h da sexta, e o fim é só no começo da manhã do sábado
Mas ainda há esperança?
Agora, embora a decisão do Grupo Petrópolis seja compreensível em meio às suas atuais circunstâncias financeiras, muitos se perguntam sobre o impacto que isso terá no cenário cultural de São Paulo.
O Cine Belas Artes é mais do que um cinema; é um patrimônio cultural da cidade que há décadas contribui para a diversidade e a riqueza da cena cinematográfica paulistana.
Conforme janeiro de 2024 se aproxima, muitos amantes do cinema independente ainda nutre esperanças de que surjam novas oportunidades de patrocínio e parcerias que permitam ao Cine Belas Artes possibilidades de continuar sua jornada como uma verdadeira referência para a cultura cinematográfica em São Paulo.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.