Pagamento ainda é um sonho para o próximo; entenda como anda a situação
O possível pagamento do 14º salário continua sendo discutido. Se a conversa for para frente, o benefício poderia ser incluído no catálogo do INSS.
Segundo o Pronatec, o órgão tem sido cauteloso para tratar o tema, principalmente por ser do interesse de tanta gente. A previsão é de que o martelo pudesse ser batido oficialmente para 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os beneficiários, é claro, buscam por um apoio financeiro maior, mas, em contrapartida, o governo enfrenta outras questões e demandas que também são essenciais para a sociedade. Por causa disso, apesar da conversa, não há nada para ser concretizado.
De acordo com a publicação, o projeto de lei foi de autoria do deputado federal Pompeu de Matos, do PDT. A ideia era de que o 14º salário do INSS fosse pago já em 2020 e 2021, como uma forma de auxiliar as famílias que estiveram em crise por causa da pandemia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, como aponta o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a concretização é praticamente improvável. Isso porque os valores que seriam necessários não cabem dentro do orçamento do governo, que ainda tenta se estabelecer, desde a crise da doença.
Qual a nova regra para se aposentar pelo INSS?
Em resumo, mulheres precisam atingir 30 anos de contribuição e 62 anos de idade mínima para se aposentar. Já os homens, 35 de contribuição e 65 de idade mínima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O INSS é a instituição pública responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários como aposentadoria, seguro e outros auxílios. Para atender a demanda, o órgão tem aumentado o número de profissionais nas agências.