A verdade sobre o 14° salário e o pagamento duplo em agosto
Para as famílias que integram o programa social do Bolsa Família e especulam a possibilidade do projeto fornecer um 14° salário, precisam saber a verdade sobre esse pagamento duplo que todos esperam muito para cair como presente no colo dos beneficiários.
No entanto, a possibilidade de o programa pagar 13° e até um 14° salário é uma das reivindicações mais antigas das família do programa, mas como os finais de ano são épocas marcadas por grandes gastos, muitos acreditam que essa seria a oportunidade perfeita que o Governo Federal realizasse pagamentos maiores do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, a Medida Provisória (MP) que retornou com o Bolsa Família, junto com os adicionais surpreendentes que foram entregues em março e junho, não conta com a possibilidade de pagamentos em dobro no final do ano, anulando o sonho de um 14° salário.
Além disso, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva já informou que seria viável fazer esse pagamento, já que se trata de um benefício assistencial e não trabalhista ou previdenciário, mesmo que não seja uma regra que determine que os brasileiros não receberão um pagamento além daqueles que já estão sendo entregues.
Entretanto, apesar do 14° salário não ter previsão para acontecer, neste próximo mês, em agosto, haverá um pagamento duplo ao benefício fixo de R$600 reais pagos pelo Governo Federal, o que ajudada a turbinar os repasses desse mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do pagamento do vale-gás, um auxílio à compra do gás de cozinha, destinado a famílias de baixa renda, ferido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, responsável pelo envio dos recursos para pagamento.
Desse modo, o valor do benefício corresponderá a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13kg de gás de cozinha, sendo que a Agência Nacional do Petróleo publicará, mensalmente, até o décimo dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referente ao preço nacional do botijão de gás ao consumidor final, de acordo com o Sistema de Levantamento de Preços ou com outra fonte que a substitua.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona o pagamento do vale-gás?
A cada dois meses serão selecionadas, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício, de acordo com os critérios de priorização definidos pelo Ministério, e a seleção das famílias é realizada considerando os dados inseridos pelas prefeituras no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE