Debate sobre o pagamento do 14º salário se estendeu para este ano
Apesar de parecer um sonho distante, o possível pagamento do 14º salário continua sendo discutido. Se a conversa for para frente, o benefício poderá ser incluído no catálogo do INSS.
Segundo o Pronatec, a previsão é de que o martelo pudesse ser batido oficialmente para 2024. O foco seria nos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social, o RGPS, com até 2 salários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os beneficiários, é claro, buscam por um apoio financeiro maior, mas, em contrapartida, o governo enfrenta outras questões e demandas que também são essenciais para a sociedade. Por isso, nada ainda foi oficializado.
O projeto de lei foi de autoria do deputado federal Pompeu de Matos, do PDT. A ideia era de que o 14º salário do INSS fosse pago já entre 2020 e 2021, como uma forma de auxiliar as famílias que estiveram em crise por causa da pandemia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pontuou que a concretização é praticamente improvável. Isso porque os valores que seriam necessários não cabem dentro do orçamento do governo, que ainda tenta se estabelecer, desde a crise da doença.
Qual o salário mínimo previsto para 2025?
Simone Tebet revelou que o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias já foi enviado ao Congresso Nacional. Isso propõe o valor do próximo ano aos trabalhadores em atividades, aposentados e pensionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação foi confirmada em um evento realizado com a presença do presidente Lula. De acordo com especialistas, o salário mínimo, calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor, pode chegar em R$ 1,5 mil em 2025.