O secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, cravou um comunicado importante sobre a nova CNH com veredito a donos de carros automáticos
Nos últimos anos, um grande fato é que, o número de brasileiros que optam por dirigir veículos com câmbio automático só cresce.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está no centro dessa conversa, especialmente após rumores sobre uma possível mudança que afetaria diretamente quem dirige carros automáticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal ‘Agência Gov’, o secretário nacional de Trânsito cravou um comunicado trazendo o real veredito a donos de carros automáticos sobre a CNH.
Apesar de boatos circularem nas redes sociais sugerindo mudanças em 2025, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) veio a público esclarecer que a história não é bem assim.

Veredito sobre a nova CNH
O que está em pauta é o Projeto de Lei nº 7.746/2017, da deputada federal Mariana Carvalho.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fim das dívidas com multas de trânsito: Lei em vigor na era Lula derruba valor aos idosos 60+ em 2 passos
“Agora”: Nova lei do semáforo acaba de chegar em Campinas, SP, e traz alerta urgente aos motoristas
Plano de lei de trânsito anunciada em Campo Grande, MS, chega com +1 mudança na era Adriane Lopes em 2025
Ele propõe a criação de duas categorias de CNH. Uma voltada exclusivamente para quem fizer o exame de direção com câmbio automático, e outra tradicional, válida para todos os tipos de câmbio.
No entanto, como reforçou o secretário Adrualdo Catão, a proposta ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados e não passou por votação nem foi sancionada pelo presidente da República.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“As pessoas estão confundindo, achando que já se trata de uma Lei sancionada […] com data para entrar em vigor, quando, na realidade, trata-se de um projeto de lei em tramitação”, explicou Catão.
De acordo com o secretário, mesmo que o projeto avance, ainda há um caminho legislativo a ser percorrido antes que qualquer mudança entre em vigor, inclusive a sanção presidencial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Catão reforça a importância de sempre checar os canais oficiais, como os sites e redes do Ministério dos Transportes e da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
Considerações finais
- Em suma, nada muda, por enquanto.
- Todo motorista precisa de CNH e até então só existe uma categoria.
- Se você dirige carro automático e está com a CNH em dia, pode continuar tranquilo.
- Em caso de dúvidas, consulte fontes oficiais antes de se deixar levar por boatos de internet.
Como tirar carteira de motorista?
Para quem não sabe, para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:
- Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
- Saber ler e escrever;
- Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);
Dessa forma, basta dar entrada no processo em uma autoescola. Após a aprovação nos exames obrigatórios, médicos e psicológicos e fazer aulas teóricas e práticas.
Além de garantir a aprovação nas provas teóricas e práticas. Assim, ao final de todo esse processo, com um bom desempenho, você terá a sua CNH.
Confira mais matérias sobre atualidades clicando aqui.