É oficial!

Suspensão da CNH e veredito do Contran: Nova lei pra renovar o documento está em vigor assustando os 60+

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei do Contran pra renovar a CNH assusta idosos (Reprodução/Montagem/Canva)

Idosos são atingidos por nova lei do Contran sobre emissão da CNH

A renovação de um novo documento sempre requer uma série de procedimentos, principalmente se formos falar sobre a CNH, já que o Contran costuma a ser rigoroso com os processos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, alguns dos procedimentos podem dificultar certas pessoas, como os idosos que terão que passar pro teste de visão, entre outros processos demorados.

Segundo o BMC News, o exame médico, por exemplo, é necessário para a emissão ou renovação da CNH e cada classificação de motoristas varia de acordo com condições mentais e físicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, doenças como cataratas, glaucoma e problemas na retina, comuns na faixa etária dos 60+, podem impedir que idosos façam a emissão do documento.

Assim como, distúrbios cardíacos significativos, como infartos ou arritmias graves, podem também ser um impedimento para dirigir.

Vale ressaltar que os diagnósticos são fundamentais para definir se uma pessoa está apta ou não para dirigir.

Além disso, desde de 2021, o Código de Trânsito Brasileiro instituiu uma nova regra que se baseia na validade de 5 anos da CNH para motoristas entre 50 e 70 anos.

LEIA TAMBÉM!

Já para aqueles que têm mais de 70 anos, a lei afirma que é preciso renovar a habilitação de 3 em 3 anos.

Por isso, idosos que se encontram nessa situação, terão menos tempo com a CNH na mão, porém, é um protocolo necessário que visa deixar o trânsito mais seguro.

Se caso o cidadão decidir por dirigir com o documento vencido, além da multa e dos pontos na carteira, o veículo fica retido até alguém habilitado pegá-lo. 

O que é preciso para renovar a CNH?

  1. Ter habilitação com foto e em situação regular (nem suspensa, nem cassada);
  2. Não ter qualquer processo em andamento;
  3. Não solicitar alteração de dados para o novo documento, exceto a inclusão ou exclusão do exercício de atividade remunerada.
CNH (Foto: Reprodução/Internet)
Renovação da CNH é de 10 em 10 anos, de 5 em 5 ou de 3 em 3, dependendo da idade do condutor (Reprodução: Internet)
Mudanças são válidas principalmente aos idosos (Foto: Agência Brasil)

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Sair da versão mobile