ATENÇÃO

Veredito do Detran RJ com nova lei chega com PROIBIÇÃO em setembro que atinge em cheio os carros

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Cláudio Castro, Detran do Rio de Janeiro, lei e carros (Foto: Reprodução / Canva / Gov)

Veredito do Detran RJ com nova lei chega com proibição no mês de setembro que atinge em cheio os carros. Essa legislação já está em vigor

O Departamento Estadual de Trânsito, o famoso Detran, é um órgão estadual que fiscaliza o trânsito de veículos terrestres no Brasil. O mesmo, ainda no governo de Cláudio Castro, desde o dia 1° de setembro, cravou uma nova lei, com uma proibição que atinge os carros no estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações divulgadas pelo portal Tribuna de Petrópolis, as empresas de desmontagem de veículos e comercialização de peças usadas cadastradas junto ao Detran RJ terão de começar a colocar etiquetas individuais em todas as peças que estarão a venda, ou seja, está proibido a comercialização de peças sem a devida identificação.

A medida chega para ser possível realizar o rastreio da procedência e o destino das peças, além de garantir o exercício regular das empresas de desmontagens. Segundo o Detran, as etiquetas terão alguns elementos de segurança como hologramas, código de barras e QR code, que vão identificar o veículo de origem de cada peça comercializada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os donos das empresas de desmontagem de carros e comercialização de peças usadas foram informados de que terão 90 dias para a etiquetagem de todo o material com origem lícita comprovada em seus estoques. Vale destacar que, desde junho, os donos das 27 empresas registradas no Detran RJ vinham sendo treinados a usar o sistema de rastreamento de peças usadas e de sucatas.

Detran-RJ traz nova lei na era Cláudio Castro com proibição (Foto: Rogério Santana / Governo RJ)

MAIS BUROCRACIA?

Além disso, também foram informados sobre as gráficas cadastradas para a emissão das etiquetas, e receberam manuais sobre como cadastrar as peças no sistema do Detran. Sucatas de veículos adquiridas por meio de leilão, terão de ter suas notas fiscais inseridas no sistema e precisarão respeitar um prazo de 5 dias para informar a aquisição e de 10 dias para desmontar o veículo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todos foram orientados a emitirem notas fiscais de tudo o que for comercializado. Vale destacar ainda que, além dos 27 estabelecimentos já registrados e credenciados pelo órgão, existem cerca de 110 ferros-velhos com processos de credenciamento em andamento no Detran do Rio de Janeiro.

O Sistema Desmonte-RJ também garantirá que os cidadãos possam verificar quais locais estão devidamente credenciados (autorizados), além de procurar peças de procedência legal à venda.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Etiquetas de identificação (Foto: Reprodução / Detran)

O QUE É NECESSÁRIO SABER PARA CONSEGUIR APROVAÇÃO NA PROVA TEÓRICA DO DETRAN?

Além de fiscalizas as normas de trânsito, o Detran é responsável no processo para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O documento é obrigatório para que os brasileiros com idade igual ou superior a 18 anos dirijam no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, muitos cidadãos procuram quais são os conhecimentos básicos para passar na prova do Detran. Veja alguns deles, de acordo com informações do portal Baterias Heliar.

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile