Alerta

“Contas bloqueadas”: O veredito de Alexandre de Moraes contra app tão grande como a Uber, exposta na Globo

02/07/2024 às 7h57

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Alexandre de Moraes tomou uma decisão que atingiu em cheio um app gigante no Brasil (Reprodução: Montagem TV Foco)

Um aplicativo gigante no Brasil, tão utilizado quanto a Uber, está passando por um momento delicado e com contas bloqueadas. Isso tudo após uma decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes

Alexandre de Moraes tomou uma decisão, em abril deste ano de 2024, que pegou todos de surpresa. Isso porque um aplicativo gigante, tão utilizado quanto a Uber, passou por uma decisão judicial, com exclusão de várias contas, expostas pela Globo.

Acontece que o ministro do STF abriu um inquérito de investigação, chamado Inquérito das Milícias Digitais. Nele, busca investigar a propagação de fake news e desinformações passadas em massa nas redes sociais e uso ilegal de dados dos usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa é de extrema importância, porém em abril deste ano todos se surpreenderam com a decisão do ministro incluir Elon Musk nas investigações. Assim, o dono do X, antigo Twitter, virou notícia no Brasil, inclusive comentado por Roberto Kovalick.

Alexandre de Moraes decidiu por bloquear algumas contas mo X (Reprodução: Rosinei Coutinho/SCO/STF)
Alexandre de Moraes decidiu por bloquear algumas contas mo X (Reprodução: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

“O Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal, incluiu o empresário Elon Musk, dono do X, antigo Twitter, no Inquérito das Milícias Digitais. Musk usou a própria rede para atacar Moraes e ameaçar desobedecer decisões judiciais brasileiras”, destacou o jornalista sobre o app tão grande quando a Uber.

Continua após o Veja Também

Veja também

O empresário chegou a comentar em uma publicação de Moraes: “Por que você está exigindo tanta censura no Brasil?”, questionou ele. Além disso, ameaçou reativar todas as contas bloqueadas pela justiça, mesmo que resultasse em uma saída do país. Essa notícia pegou todos de surpresa, já que se trata de uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros e conta com milhões de contas ativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Elon Musk não gostou nada da decisão do ministro do STF (Reprodução: Instagram)
Elon Musk não gostou nada da decisão do ministro do STF (Reprodução: Instagram)

Multa pesada

Alexandre de Moraes determinou o bloqueio das contas para apurar crimes como obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime. “As redes não são terra sem lei, não são terra de ninguém”, destacou ele.

Caso o X reative as contas bloqueadas pela justiça, terá que arcar com uma multa de R$100 mil diário, por cada conta reativada, ainda segundo a matéria da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já Elon Musk disse que o Ministro do STF é “contra a democracia”: “Ele é inimigo do povo e, portanto, da democracia”, disparou o empresário.

Antigo Twitter agora tem apenas o nome de X (Reprodução: Internet)
Antigo Twitter agora tem apenas o nome de X (Reprodução: Internet)

Quantas pessoas usam o X no Brasil?

O X, ainda muito conhecido por seu antigo nome, Twitter, é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. O país conta com cerca de 22 milhões de usuários ativos, o quarto maior número do mundo inteiro.

🚨 Eliana já supera Huck e Ana Maria + Davi DESMASCARADO + Detonada em novela, Jade Picon ganha nova chance   

alexandre de moraes
app Uber
elon musk
Gabriel Amaral

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.