VAI QUER QUE DEVOLVER?!
“Determinou”: Veredito da Revisão da Vida Toda do INSS traz real sobre devolução de valores dos 60+ em 2025
15/04/2025 às 13h24

Veredito traz definição real sobre a “Revisão da Vida Toda” do INSS e confirma se aposentados terão ou não que devolver valores
E no dia 10 de abril, um veredito do Supremo Tribunal Federal (STF) deu um ponto final em uma das maiores dúvidas que pairavam sobre aposentados do INSS e trouxe a real sobre a devolução de valores, ou não, da “Revisão da Vida Toda”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a equipe especializada em direitos previdenciários do TV Foco, baseada em informações oficiais do portal da CNN, traz abaixo que verdade é essa em 2025 e seus impactos na vida de quem depende da previdência.
Martelo batido
Em suma, os aposentados que chegaram a receber valores por ter ganhado em ações da “Revisão da Vida Toda”, mesmo antes da pauta ser derrubada ainda em 2024, não terão que devolver os valores.
Além disso, a Corte decidiu ainda que os segurados não precisarão arcar com:
- Honorários advocatícios;
- Custas processuais;
- Despesas com perícias, mesmo nos casos em que as ações ainda estão em andamento.
O julgamento pacifica o tema e encerra a apreensão que atingia milhares de beneficiados por decisões judiciais antes da mudança no entendimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aposentadoria antecipada é confirmada com saque acima de R$ 5 mil no INSS para salvar lista de CLTs em 2025
● Atenção: Martelo batido pelo INSS traz veredito se idosos do BPC receberão o 13º salário em 2025
● Tchau, se aposentar aos 60: Doença extremamente comum crava aposentadoria antecipada e +2 benefícios no INSS

Relembre os fatos:
Para quem não lembra, a “Revisão da Vida Toda” foi uma tese jurídica que permitia aos aposentados incluir no cálculo de seus benefícios todas as contribuições feitas ao INSS, inclusive aquelas realizadas antes da criação do real, em 1994:
- A ideia surgiu após a reforma previdenciária do governo Fernando Henrique Cardoso.
- As regras de transição anteriores prejudicaram muitos segurados.
- O cálculo da aposentadoria sofreu limitações impostas por essas regras.
- Em diversos casos, as limitações achatavam o valor final do benefício.
No entanto, em meados de março de 2024, o STF derrubou a tese sob o argumento de que era necessário preservar a segurança jurídica e o equilíbrio financeiro do sistema previdenciário.

No entanto, a decisão final, agora em abril de 2025, afastou qualquer obrigação de devolução dos valores recebidos, reconhecendo que os pagamentos ocorreram de boa-fé.
Quantos processos do INSS o veredito da Revisão da Vida Toda atingiu?
A decisão foi tomada em Brasília, no plenário físico do Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro Dias Toffoli pediu a transferência do caso, que começou em ambiente virtual, para julgamento presencial.
Tal decisão impacta diretamente mais de 140 mil processos de aposentados que tramitam na Justiça em todo o Brasil, todos relacionados ao recálculo das aposentadorias com base nas contribuições anteriores ao Plano Real.

Conclusão:
Em suma, A “Revisão da Vida Toda” chegou ao fim sem exigir devolução de valores.
Inclusive, tal decisão do STF traz alívio financeiro e jurídico aos aposentados. Afinal de contas, os segurados que receberam valores não serão penalizados por decisões posteriores.
Mas, para saber mais informações do INSS, clique aqui. *
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.