Versão mexicana de Dona Flor e Seus Dois Maridos fracassa nos EUA e canal toma atitude
22/04/2019 às 20h27
Após sua estreia no México, no último mês, a versão hispânica de Dona Flor e Seus Dois Maridos, clássico da literatura e adaptado com sucesso para o cinema e a TV brasileira, finalmente chegou aos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A trama vem sendo exibida no país pela rede Univision desde a última segunda-feira (15), mas ao contrário dos resultados obtidos no México, o folhetim vem fracassando em território norte-americano, algo que já fez o canal tomar uma atitude.
+ Faustão surge usando suéter francês caríssimo na Globo e chama a atenção; saiba quanto custa
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Fora da TV, André Vasco ganha nova oportunidade e estreia programa na próxima semana
Segundo informações do site People en Español, a partir desta segunda (22), apenas uma semana após sua estreia, Dona Flor deixará de ser exibida no horário nobre. A Univision decidiu mudar o horário da novela, que passará ao ir ao ar em uma faixa vespertina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mudança de horário após esse breve período de exibição revoltou os telespectadores, que através das redes sociais, chegaram a classificar a decisão da rede como “falta de respeito” com o público.
Baseado no romance de Jorge Amado, publicado em 1966, a trama gira em torno de Flor, (Ana Serradilla), uma mulher bonita e alegre que se apaixona por Valentin (Joaquin Ferreira), um homem problemático que acaba morrendo de forma inesperada. Em meio a solidão e a dor pela perda do marido, Flor se envolve com o amigo, Teodoro (Sergio Mur). Porém, Flor ainda sente falta do ex-marido e faz um “pedido” para que ele possa retornar. Ela então tem o seu desejo atendido, e Valentin volta como um fantasma. Assim, Flor terá de escolher entre ele e Teodoro.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CNN Brasil entrevista integrantes do Antifas, público detona e lembra escândalo do Domingo Legal: “Fake”
● Geraldo Luís espanta com relato sobrenatural e vê a morte de perto: “Um braço me pegou”
● Diretor da Globo perde a paciência com fracasso das novelas e conflito é armado: “Fod*-se a audiência”
Vale dizer que no final de 2017 foi lançado no cinema brasileiro a última obra baseada no romance de Jorge Amado. O filme foi estrelado por Juliana Paes, Marcelo Faria e Leandro Hassum.
POLÊMICA NO MÉXICO
Apesar de vir registrando boa audiência no México, por lá, Dona Flor gerou uma campanha de boicote. Antes mesmo da estreia da trama, conservadores mais rigorosos não aprovaram o conteúdo da novela, que acompanha a história de uma mulher que se relaciona com dois homens ao mesmo tempo. A escritora Trixia Valle, por exemplo, foi uma das que tentaram promover um boicote ao folhetim.
Nas redes sociais, ela publicou a imagem de um outdoor na Cidade do México que anuncia a trama e no qual a protagonista aparece junto dos seus dois maridos, um deles completamente nu, e tendo o bumbum coberto por um chapéu segurado por ela. Valle argumenta que a trama “deturpa os valores da sociedade mexicana” e “promove a promiscuidade”.
“Não podem colocar em plena rua um outdoor com a imagem de um homem nu e uma mulher cobrindo o seu traseiro com um chapéu, enquanto segura a mão de outro. A Televisa não pode corromper a mente dos nossos filhos, mostrando que a infidelidade, promiscuidade e depravação sexual são valores dos mexicanos… Pais, mães, avôs e avós, vamos levantar a nossa voz para exigir a retirada desse outdoor de Dona Flor e Seus Dois Maridos”, disse a escritora.
Segundo o site El Universal, durante a apresentação da trama, poucos dias depois do início da campanha, o produtor Eduardo Meza prometeu que a novela não terá cenas tão quentes como na versão brasileira. O profissional, no entanto, disse que essa mudança se deve apenas a uma adequação para a faixa que o folhetim irá ao ar, e que é voltada “para toda a família”.
“Pensamos nesse projeto para que toda a família pudesse vê-lo e é algo que todas as pessoas podem assistir sem qualquer problema. Claro, tem alguma cena mais quente, mas não é nada forte”, afirmou a protagonista Ana Serradilla.
Apesar da campanha de boicote, a novela fez sua estreia ontem (25) através do Canal de Las Estrellas e registrou boa audiência. O primeiro capítulo foi visto por cerca de 3,5 milhões de espectadores, 162% a mais que a Azteca Uno, sua principal concorrente.
Autor(a):
Renan Santos
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.