GRAVE
Vidro e bactéria mortal: A proibição URGENTE da Anvisa contra 2 marcas de chocolates amadas no Brasil
18/03/2024 às 22h36
Anvisa fez proibição contra 2 marcas de chocolates
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, falaremos de uma autuação do órgão contra 2 marcas de chocolates que colocaram em risco a vida dos consumidores brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque em uma delas foi constatado a presença de estilhaços de vidro e na outra a bactéria salmonella. Segundo informações do G1, a Anvisa determinou em outubro de 2023, a proibição de comercialização, distribuição e uso de dois lotes de dois produtos da marca de chocolates Garoto que podem conter pequenos fragmentos de vidros.
Os produtos são barras de chocolates (tabletes) de 80 g sabor chocolate ao leite com Castanhas de Caju e chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas. Na ocasião, a agência sanitária também determinou o recolhimento voluntário dos seguintes lotes: 225212941G e 225312941G. O órgão ainda deixou um aviso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Anvisa, apenas esses lotes foram comprometidos, ou seja, não existia restrição de consumo para os outros produtos da Garoto. Assim que foi avisada sobre o risco, a empresa se colocou à disposição do órgão. Sendo assim, eles suspenderam imediatamente a distribuição e comercialização dos dois lotes identificados.
Em 2022, segundo informações do portal Economia, do IG, a Anvisa determinou às pressas o recolhimento e proibiu o comércio, distribuição e importação dos chocolates da marca Elite. A medida foi tomada após suspeita de que os produtos estivessem contaminados pela bactéria salmonella, que causa uma série de complicação a saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi adotada pela Anvisa após um alerta internacional que se aplicou a todos os lotes dos produtos Strauss Elite. Além de chocolates, estão entre os produtos doces como balas, chicletes, biscoitos e wafers. Segundo a reguladora, esses produtos foram importados pela Rodin Importação Exportação e Comércio de Produtos Alimentícios.
Quais os riscos da contaminação por Salmonella?
A infecção por Salmonella acontece pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados com fezes de animais com a presença da bactéria. De acordo com informações da CNN Brasil, a Salmonella causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar infecções graves e levar à morte.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 300kg de carne podre: Anvisa faz interdição contra açougue popular e Globo desmascara nojeira
● Risco de câncer: Globo confirma decreto de interdição da Anvisa contra n°1 das mulheres no Brasil
● Âncora do JH confirma proibição da Anvisa e retirada de produto mais amado das donas de casa dos mercados
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]