Anvisa fez proibição contra 2 marcas de chocolates
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, falaremos de uma autuação do órgão contra 2 marcas de chocolates que colocaram em risco a vida dos consumidores brasileiros.
Isso porque em uma delas foi constatado a presença de estilhaços de vidro e na outra a bactéria salmonella. Segundo informações do G1, a Anvisa determinou em outubro de 2023, a proibição de comercialização, distribuição e uso de dois lotes de dois produtos da marca de chocolates Garoto que podem conter pequenos fragmentos de vidros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os produtos são barras de chocolates (tabletes) de 80 g sabor chocolate ao leite com Castanhas de Caju e chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas. Na ocasião, a agência sanitária também determinou o recolhimento voluntário dos seguintes lotes: 225212941G e 225312941G. O órgão ainda deixou um aviso.
Segundo a Anvisa, apenas esses lotes foram comprometidos, ou seja, não existia restrição de consumo para os outros produtos da Garoto. Assim que foi avisada sobre o risco, a empresa se colocou à disposição do órgão. Sendo assim, eles suspenderam imediatamente a distribuição e comercialização dos dois lotes identificados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2022, segundo informações do portal Economia, do IG, a Anvisa determinou às pressas o recolhimento e proibiu o comércio, distribuição e importação dos chocolates da marca Elite. A medida foi tomada após suspeita de que os produtos estivessem contaminados pela bactéria salmonella, que causa uma série de complicação a saúde.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi adotada pela Anvisa após um alerta internacional que se aplicou a todos os lotes dos produtos Strauss Elite. Além de chocolates, estão entre os produtos doces como balas, chicletes, biscoitos e wafers. Segundo a reguladora, esses produtos foram importados pela Rodin Importação Exportação e Comércio de Produtos Alimentícios.
Quais os riscos da contaminação por Salmonella?
A infecção por Salmonella acontece pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados com fezes de animais com a presença da bactéria. De acordo com informações da CNN Brasil, a Salmonella causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar infecções graves e levar à morte.