Marcas tradicionais de café receberam severa proibição da ANVISA, após comprovação chocante e essa é a situação hoje (23)
E a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), baixou severa proibição contra 2 marcas de uma querida e tradicional bebida que está presente na maioria dos lares brasileiros
Estamos falando do bom e velho café! Considerado um dos grãos mais importantes do país, muitos alegam nao viver sem ele e o consomem em diversas horas no dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas 2 marcas que comercializam esse tipo de produto, acabou tomando severa proibição da ANVISA após descoberta que potencialmente afetaria a saúde de milhares.
E é sobre elas que iremos falar agora …
1- Café com insetos
No ano de 2017, a Associação de Consumidores Proteste realizou um teste de segurança alimentar em amostras de oito marcas de café e farinha do trigo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a entidade, a análise foi feita com base no regulamento técnico da ANVISA e foram encontrados restos de um inseto morto no café da marca Melitta.
De acordo com o portal O Globo, a agência reguladora afirmou na época que a cada 25 gramas de café podem ter até 60 fragmentos de insetos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E de todas as marcas, o café Mellita revelou a presença de 13 fragmentos de insetos e um inseto inteiro morto em 25g de amostra, o que desrespeita à legislação, que não prevê a presença de insetos inteiros mortos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Manifestação da marca Melitta:
Em relação aos testes realizados pelo Instituto Proteste com um lote especifico do café em pó Tradicional embalagem de 500g da Melitta do Brasil, a empresa responsável afirmou que DESCONHECIA os procedimentos utilizados para o teste dos produtos.
Fora isso a marca Mellita reiterou que prima pela qualidade, atende e respeita todas as regras da legislação aplicada pela ANVISA:
“A marca sempre teve como prioridade entregar a excelência no produto final e, para isso, possui diversos processos de controle, além de certificados que comprovam o alto nível de qualidade em seus processos, como:
- Selo de Pureza ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café)
- Certificado ISO 9001 de gestão de qualidade
- Programa de Qualidade do Café da ABIC
- Programa de Boas Práticas de Fabricação
VALE DESTACAR QUE A EMPRESA REALIZA ANÁLISES PERÍODICAS COM LABORATÓRIOS RENOMADOS E QUE EM NENHUM MOMENTO foram encontradas as irregularidades divulgadas pelo Instituto Proteste”
Por respeito e responsabilidade ao consumidor, a Melitta do Brasil SE COMPROMETEU NA ÉPOCA A recolher o lote em questão para refazer as análises.
Inclusive a empresa que denunciou a marca, a Proteste, entrou em contato com o TV Foco, e disponibilizou os resultados um teste mais recente feito com o Café Melitta, ocorrido em 2019 e segundo o próprio órgão, a marca FOI MUITO BEM AVALIADA.
Ao procurar a marca nos principais mercados e pontos de vendas, o TV Foco constatou hoje (23) que a mesma segue vendendo seus produtos normalmente nos mercados e nas principais lojas de e-commerce como podem na imagem abaixo:
2- Café com vidro:
Já em março do último ano de 2023, a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), baixou uma proibição contra uma marca famosinha de café após grave risco detectado.
Vale dizer que o bom e velho café é considerada uma das bebidas mais amadas entre os brasileiros. Ela é tão importante que muitos alegam não conseguir viver sem ela.
A marca em questão se trata da mineira Café da Terra, pertencente a empresa Café Terra do Rei LTDA, cuja qual atua no mercado desde o ano de 2012, localizada na cidade de Três Corações, MG.
O lote proibido em questão correspondia ao produto Café Moído e Torrado, cuja data de validade era 27/04/2023.
Essa medida foi motivada após terem sido encontrados fragmentos de VIDRO em meio a sua composição de acordo com a RESOLUÇÃO-RE Nº 997.
A mesma foi devidamente publicada no Diário Oficial da União (D.O.U), e a análise foi executada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, localizado no Rio de Janeiro.
Devido a isso a ANVISA determinou que esses lotes fossem imediatamente suspendidos e arrancados de todos os mercados em caráter de urgência.
A presença de vidro em alimentos, além de apresentar um risco enorme à saúde e a integridade física humana, ainda constata a falta de boas práticas no momento da fabricação,
Qual a situação da marca “Café da Terra do Rei” hoje?
VALE DESTACAR que até o momento, NÃO FOI ENCONTRADA nenhuma declaração da empresa citada a respeito do ocorrido, lembrando que o espaço para o posicionamento da marca segue aberto.
Porém, de acordo com apurações feitas no dia de hoje (23/04), ao que tudo indica, a situação foi DEVIDAMENTE resolvida e a marca voltou a ser comercializada normalmente.
Em suas redes sociais oficiais, a marca conta com 2.543 seguidores e em sua página é compartilhado diariamente dicas sobre o café assim como as novidades da marca.