A ANVISA bateu o martelo e arrancou os produtos amados das prateleiras
Responsável por criar normas, regulamentos e dar suporte para todas as atividades no Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) promove a proteção da saúde de todos pelo controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
É importante destacar que, o órgão entra em cena com o objetivo de garantir que produtos de qualidade sejam disponibilizados aos consumidores finais. E por falar nisso, a Agência determinou a proibição da venda por risco à saúde de dois produtos AMADOS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos produtos, vale destacar, trata-se de uma marca de café. Por meio da RESOLUÇÃO-RE Nº 997, DE 23 DE MARÇO DE 2023, a ANVISA suspende a comercialização, distribuição e uso do lote nº 495 do produto Café Moído e Torrada, marca Café da Terra, com validade de 27/04/2023.
Vale destacar que a medida que resultou na proibição do produto levou em consideração o resultado do laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels no Rio de Janeiro.
O documento em questão apresenta resultados insatisfatórios no que diz respeito o ensaio de pesquisa de matérias estranhas que apontam um risco à saúde, devido o resultado inadequado com a presença de pedaços de vidro no lote em questão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro produto que foi barrado pela ANVISA, segundo as informações do ‘Jornal da Paraíba’, se trata de um lote específico de arroz da empresa ‘Favorito’, em janeiro de 2017.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Isenção na fatura dos cartões de crédito e mais: idosos 60+ se livram dessas 3 dívidas temidas em 3 passos:
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
É importante frisar que a medida se aplica exclusivamente ao lote 00204, cuja validade se encerraria em (25) de fevereiro daquele ano. O motivo para retirada do produto do mercado foi a detecção de excrementos de roedores depois de testes laboratoriais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que a determinação do órgão foi oficialmente publicada no Diário Oficial da União (DOU) em (02) de janeiro de 2017.
Segundo a fonte, por meio de análises ficou evidenciado que amostras do lote apresentavam substâncias estranhas com indicativos de riscos à saúde. Além disso, foi constatado que o lote de arroz possuía pelos de roedores, fragmentos de insetos e até larvas de insetos.
Assim, a Anvisa bateu o martelo e determinou que a empresa Total Cesta Básica de Alimentos recolhesse todos os estoques do lote no mercado.
É válido lembrar que apenas os lotes específicos dos dois produtos tiveram suas vendas proibidas. Atualmente, as marcas seguem distribuindo e vendendo seus produtos.
QUAL A FUNÇÃO DA ANVISA?
No Brasil, a autarquia é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no país.