A ANVISA emitiu uma proibição envolvendo marcas de farinha e café, após a detecção de impurezas preocupantes nos produtos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emitiu uma proibição envolvendo marcas de farinha e café após a identificação de substâncias como vidro e pelo de rato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PROIBIÇÃO
A ANVISA bateu o martelo e deu o veredito: proibiu a venda, distribuição e uso do lote nº 495 do Café Moído e Torrada, da marca Café da Terra, pertencente a Café Terra do Rei em 23 de março de 2023.
A decisão foi fundamentada no laudo do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, que detectou a presença de fragmentos de vidro nesse lote específico. As informações são do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
E essa não é a primeira vez que produtos alimentícios são alvo de restrições da ANVISA. Em 2017, a Associação de Consumidores Proteste fez um teste em oito marcas de café e farinha de trigo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Sol, marca de farinha, apresentou pelos de rato em sua composição em 2017, de acordo com O Globo. As quantidades encontradas excediam os limites permitidos pela ANVISA, que, por exemplo, estabelece um máximo de 75 fragmentos de insetos em 50g de farinha de trigo.
A Proteste agiu imediatamente, exigindo a retirada do mercado de produtos em desacordo e solicitando uma revisão nas regulamentações da ANVISA, consideradas excessivamente tolerantes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL É A SITUAÇÃO HOJE (21)?
A J.Macêdo, fabricante da Sol, se pronunciou, afirmando que nada irregular foi identificado e que, caso algum produto esteja fora da especificação, o lote inteiro é descartado, conforme as regras da ANVISA.
Quanto ao café, a marca Café da Terra não emitiu declarações até o momento. No entanto, a Sol aparentemente resolveu suas questões com a ANVISA e continua sua produção normalmente.
Nas redes sociais, o Café Terra do Rei compartilha diariamente dicas sobre café e novidades da marca.