Confira nesta matéria tudo sobre a ordem de proibição da autarquia fiscalizadora contra 9 cafés bastante populares devido a fragmento de vidro em sua composição e a retirada urgente dos produtos dos mercados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, falaremos de uma proibição do órgão federal contra 9 tipos de cafés populares devido à contaminação com fragmentos de vidro e risco fatal aos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, o café faz parte do dia a dia da maioria das pessoas, sendo bastante popular em todo o mundo. Os amantes da bebida não passam um dia sem a ingerir, chegando a ser considerado um vício para muitos. No entanto, algumas marcas precisaram ser retiradas às pressas dos mercados devido a riscos a saúde, o que marca a importância da atuação da Anvisa.
Justamente devido à popularidade da bebida, que é muito consumida, a Anvisa tem um cuidado muito grande e realiza uma minuciosa fiscalização do processo de preparo do café. Assim como em outros alimentos, realizam-se testes para comprovar a segurança, para só então, chegar nas casas dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, conforme a Vigilância Sanitária de Santa Catarina (VISA SC), no dia 12 de dezembro de 2023, a Anvisa decretou a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda, uso e, determinou o recolhimento de todos os lotes dos produtos listados abaixo da empresa Café Blends Do Brasil:
- Kit Café Sensorial – Manhã + Tarde + Noite;
- Café Berry White Decaf Em Grãos;
- Café Orange California Em Grãos;
- Café Lime Kush Grãos;
- Café Berry Night Decaf Moído;
- Café Sunset Califórnia Moído;
- Café Orange California Moído;
- Café Morning Kush Moído.
Destacando que a proibição do órgão se deu pela fabricação, propaganda e comercialização de cafés com ingredientes não autorizados em alimentos, como o mulungu e terpenos, além daqueles não permitidos na categoria do produto, como camu-camu, maca peruana, ginseng brasileiro e cogumelo do sol, que poderiam trazer riscos à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, até o momento, não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa sobre o ocorrido. Entretanto, o espaço segue aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos. Destacando que, a Café Blends do Brasil opera vendendo normalmente os seus produtos, exceto os listados acima.
Mais um café proibido
Além da proibição da autarquia contra a CBD, segundo a fonte, A Anvisa proibiu, no dia 29 de março de 2023, um lote do Café Moído e Torrada, da marca Café da Terra. A medida se deus após o órgão barrar a marca devido a contatação da presença de fragmentos de vidro em sua composição, o que poderia acarretar sérios riscos a saúde dos consumidores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O lote proibido foi o nº 495, cuja data de validade era 27/04/2023. O laudo foi emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, no RJ. Vale destacar que, a presença de vidro em alimentos, além de apresentar um risco enorme à saúde e a integridade física, ainda comprova falta de boas práticas de fabricação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa não quis se pronunciar sobre o caso até o momento, no entanto, o espaço segue aberto para explicações. Destacando que, o caso ocorreu de forma pontual, com a proibição sendo apenas para o lote citado. Sendo assim, os outros produtos da marca podem ser consumidos sem nenhum perigo, encontrados em perfeito estado para consumo.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Você pode fazer uma denúncia para a Anvisa pelo site da Ouvidoria, pelo telefone 0800 64 29782, pessoalmente em qualquer unidade da Vigilância Sanitária do seu estado ou pelo app Fale com a Ouvidoria. Tenha em mãos o nome da empresa, o produto envolvido e o tipo de infração. A denúncia pode ser feita de forma sigilosa e a Anvisa investigará todas as denúncias recebidas.