ALERTA!

Vidro e risco fatal: Anvisa decreta proibição contra 9 marcas populares de café e determina retirada às pressas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa precisou barra 9 marcas de café após problema (Foto: Divulgação)

A autarquia precisou decretar a proibição de 9 marcas de café devido possíveis riscos a saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é a responsável pelo controle de qualidade e segurança de diversos produtos e serviços no Brasil. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a proibição da autarquia envolvendo 9 marcas de café devido à presença de fragmentos de vidro e risco fatal aos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O café faz parte da rotina da maioria das pessoas, sendo bastante popular em todo o mundo. Não existe alguém que resista a um cafezinho feito na hora. Os amantes da bebida não passam um dia sem a ingerir. No entanto, as marcas que citaremos a seguir precisaram ser retiradas às pressas dos mercados devido a potenciais riscos a saúde.

Segundo a Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 29 de março de 2023, o Café Moído e Torrada, da marca Café da Terra, teve um dos seus lotes arrancados das prateleiras dos mercados. A medida se deus após a Anvisa proibir a marca devido a contatação da presença de fragmentos de vidro na sua composição, o que poderia acarretar sérios riscos a segurança dos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Café (Foto: TV Foco)

O lote proibido em questão correspondia ao produto Café Moído e Torrado, cuja data de validade era 27/04/2023. A presença de vidro em alimentos, além de apresentar um risco enorme à saúde e a integridade física humana, ainda constata a falta de boas práticas no momento da fabricação.

De acordo com a fonte, a Café da Terra não se pronunciou sobre o caso. No entanto, vale dizer que o caso ocorreu de forma pontual, com a proibição sendo apenas para o lote citado. Sendo assim, os outros produtos da marca podem ser consumidos sem nenhum perigo, sendo encontrados em mercados e lojas virtuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais proibições

Ainda de acordo com a Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa expôs no dia 12 de dezembro de 2023, a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso, e determina o recolhimento de todos os lotes dos produtos de café listados abaixo:

Produtos da marca CBD Café Blends do Brasil proibidos pela Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

A proibição dos cafés se deu devido a sua comercialização com ingredientes que não são autorizados em alimentos, com mulungu e terpenos, ou não são permitidos nesta categoria de produto, como camu-camu, maca peruana, ginseng brasileiro e cogumelo do sol, que poderiam trazer riscos à saúde.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante destacar que a Café Blends do Brasil não se pronunciou sobre o ocorrido. No entanto, opera normalmente atualmente. Quando a Anvisa suspende determinado produto, uma marca pode seguir vendendo os outros e só precisa acertar o lote danificado para não ocorrer mais problemas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Café Blends do Brasil (Foto: Reprodução, Site da marca)

Qual o papel da Anvisa?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

Anvisa é responsável pela averiguação de diversos produtos (Reprodução: Internet)

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile