ATENÇÃO!
Mofo e nojeira: Globo confirma interdição da Vigilância contra fábrica de salgados nº1 de Florianópolis, SC
15/03/2025 às 17h30

Globo confirma que Vigilância interditou fábrica de salgados número um de Florianópolis, devido a mofo e condições precárias
A Vigilância Sanitária interditou uma fábrica de salgados de Florianópolis após encontrar mofo e condições precárias de higiene no local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A TV Globo confirmou a decisão das autoridades, que identificaram riscos à saúde pública durante a inspeção.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações divulgadas pelo G1 da Globo, detalha agora intervenção da Vigilância Sanitária contra fabrica de salgados em Florianópolis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Interdição da Anvisa
Uma fábrica de salgados localizada em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, foi interditada pela Vigilância Sanitária devido às condições insalubres de operação.

A ação ocorreu na quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025, após a Polícia Civil identificar o estabelecimento funcionando nos fundos de uma residência na região de Areias de Cima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 3 toneladas de carne podre: Globo confirma interdição da Anvisa contra açougue n°1 em Santa Catarina
● Denúncia e flagrante policial: Laboratório de produto n°1, proibido pela Anvisa, é lacrado em Curitiba, PR
● Comida PODRE: Anvisa faz interdição contra restaurante n°1 em Porto Alegre, RS após denúncia de nojeira
Durante a inspeção, as autoridades constataram diversas irregularidades que comprometiam a segurança alimentar. Entre as principais infrações observadas estavam:
- Produtos armazenados de forma inadequada
- Condições de higiene precárias
- Trabalhadores sem uniformes e sem Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
- Falta de estrutura mínima para a manipulação de alimentos
Ambiente impróprio
Imagens divulgadas pela Polícia Civil revelaram o estado deplorável do local. Alimentos eram preparados em um fogão enferrujado, situado em uma área descoberta.

Salsichas destinadas à produção de salgados estavam espalhadas em uma pia, fora de refrigeração adequada. Além disso, o chão encontrava-se visivelmente sujo e as paredes apresentavam mofo.
A fábrica fornecia seus produtos para uma lanchonete na região de Areias de Cima, que também foi interditada.
“As condições encontradas no local apresentavam riscos à saúde pública, tornando necessária a interdição imediata dos estabelecimentos envolvidos. A vigilância sanitária continuará acompanhando o caso e tomando as medidas necessárias para garantir a segurança alimentar da população”, disse o órgão.
Fábrica de salgados e lanchonete
As autoridades não divulgaram os nomes dos estabelecimentos envolvidos. A Vigilância Sanitária justificou a interdição imediata devido aos riscos à saúde pública, ressaltando o descumprimento das normas sanitárias exigidas para a fabricação e comercialização de alimentos.
Segundo portal Nd+, após a interdição, os proprietários da lanchonete procuraram a Vigilância Sanitária e receberam orientações sobre práticas adequadas de manipulação de alimentos, higiene e outras exigências sanitárias.

A lanchonete liberou-se para retomar suas atividades após comprovarem as adequações necessárias. Entretanto, a fábrica de salgados permanece interditada, uma vez que as irregularidades encontradas exigem medidas corretivas mais abrangentes.
Como fazer uma denuncia para a Anvisa?
Para realizar uma denúncia à Anvisa, siga os seguintes passos:
- Acesse o canal “Fale com a Ouvidoria”: Utilize a plataforma Fala.BR para registrar sua manifestação.
- Preencha o formulário eletrônico: Em seguida, descreva detalhadamente o fato, fornecendo informações que possibilitem a apuração da denúncia.
- Anexe evidências: Sempre que possível, inclua fotos ou materiais que comprovem os fatos relatados.
- Acompanhe sua denúncia: Porém, após o envio, você poderá acompanhar o andamento da sua manifestação pela mesma plataforma.
CONCLUSÃO
Por fim, este incidente destaca a importância da fiscalização sanitária rigorosa e do consumo consciente.
Porém, garantir que fontes confiáveis e devidamente regulamentadas adquiram produtos alimentícios é essencial para a saúde da população.
Contudo, consumidores devem estar atentos às condições de higiene dos locais onde adquirem alimentos e denunciar irregularidades aos órgãos competentes.
Veja também matéria especial sobre: Falta de higiene e deterioração: ANVISA interdita peixaria nº1 de Florianópolis e novo decreto chega em 2025.
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br