O órgão vinculado ao Ministério da Saúde autuou um mercado popular como o Atacadão após se deparar com bastante insalubridade nos alimentos
Quando o assunto se trata de higiene dos estabelecimentos e qualidade final dos produtos, sem sombra de dúvidas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é um dos maiores órgãos em atuação. Sempre em atuação nos quatro cantos do país, ela garante uma maior segurança dos consumidores finais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, outros órgãos estão vinculados a autarquia, como é o caso da Vigilância Sanitária. Essa, assim como a primeira, é uma agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.
E por falar na agência, ela entrou em cena com a interdição de mercado popular igual ao Atacadão por flagra fatal. Segundo informações do portal G1, a Vigilância Sanitária de Maceió apreendeu no último dia (24) de janeiro deste ano de 2024, 160 kg de alimentos impróprios para consumo durante uma fiscalização em um supermercado na Ponta Verde, popular como o Atacadão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, foram retirados de circulação alimentos clandestinos, estragados e com prazos de validade expirados. Dentre os produtos apreendidos estavam carne de sol, manteiga, queijo, feijão, arroz e aveia.
Dessa forma, o estabelecimento acabou sendo autuado e deverá responder a um processo administrativo, podendo sofrer com uma multa no valor de R$ 180,00 a R$ 38 mil, no caso de reincidência de infração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Reforçamos a todas as pessoas, que observem sempre a validade dos alimentos, bem como a manipulação e armazenamento desses produtos”, destacou o chefe especial da Visa, Airton Santos.
Vale dizer que, até o momento desta publicação, o nome do supermercado popular como o Atacadão não foi divulgado. Logo, não foram encontradas notas oficiais e manifestações da empresa a respeito do ocorrido.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, o espaço segue em aberto no TV FOCO para que o supermercado barrado pela Vigilância Sanitária possa se pronunciar e expor sua versão dos fatos. Pelo fato de ter sofrido apenas uma autuação, acredita-se que a situação do estabelecimento esteja normalizada atualmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a função da Vigilância Sanitária?
Na sua rotina de promoção e proteção à saúde das pessoas, assim como de prevenção a doenças evitáveis, a Vigilância Sanitária atua (com poder de polícia) na regulação dos produtos, propagandas, ambientes, serviços, procedimentos, processos e tecnologias que envolvam risco à saúde.