Nojeira e comida estragada: Vigilância Sanitária age às pressas no Paraná e interdita restaurante n°1

A Vigilância Sanitária surpreendeu ao decretar a interdição de um restaurante de Maringá. Aliás, a decisão aconteceu após o descumprimento de medidas
A Vigilância Sanitária tem um papel fundamental na vida de milhões de brasileiros. Isso porque esse órgão protege a saúde da população, eliminando, diminuindo ou prevenindo riscos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela atua em diversos setores, como alimentos, medicamentos, meio ambiente, serviços de saúde e ambientes de trabalho. Dessa vez, por exemplo, falaremos da atuação contra um restaurante.
Em março de 2024, a Vigilância Sanitária de Maringá interditou um restaurante que realizava o fornecimento de marmitas aos servidores do Departamento de Polícia Penal (Deppen).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o portal Maringá Post, a interdição ocorreu após uma vistoria solicitada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR). Assim, o estabelecimento não estava cumprindo a legislação sanitária.
Um policial penal que trabalha na Penitenciária Estadual de Maringá, teria relatado que em algumas ocasiões as marmitas servidas estavam azedas e impróprias para o consumo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Por meio de uma nota, o Departamento de Polícia Penal (Deppen) deu mais detalhes sobre o assunto.
“A Polícia Penal do Paraná informa que a empresa terceirizada responsável pelo fornecimento de alimentação possui a obrigação contratual de garantir a continuidade do serviço, mesmo em situações excepcionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fiscalização e a gestão do contrato são realizadas pela Polícia Penal, que acompanha de perto o cumprimento das obrigações por parte da prestadora de serviço. Diante da situação, a PPPR está adotando as providências necessárias para assegurar que a alimentação das pessoas privadas de liberdade seja mantida sem prejuízos.”

Considerações finais
A Vigilância Sanitária surpreendeu ao fechar um restaurante em Maringá, no Paraná. Aliás, o estabelecimento era o responsável por fornecer marmitas aos servidores do Departamento de Polícia Penal (Deppen). Contudo, na maioria das vezes os alimentos estavam impróprios para o consumo. Diante da gravidade, o Ministério Público interditou o espaço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aliás, aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:
- Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
- Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
- Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
- Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
- Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
- Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
- Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.
Confira também mais matérias sobre a Anvisa clicando aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelly Araújo
Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br