BOMBA

Vigilância Sanitária apreende 10 kg de carne imprópria para consumo em supermercado n° 1 de SP

13/04/2025 às 23h30

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Ilustração mercado e agente da Vigilância Sanitária (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

A Vigilância Sanitária surpreendeu ao apreender 10 kg de carne imprópria para o consumo em um supermercado n° 1 de SP

A Vigilância Sanitária tem um papel fundamental na vida de milhões de brasileiros. Isso porque esse órgão protege a saúde da população, eliminando, diminuindo ou prevenindo riscos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela atua em diversos setores, como alimentos, medicamentos, meio ambiente, serviços de saúde e ambientes de trabalho. Dessa vez, por exemplo, falaremos da atuação contra um supermercado.

Acontece que agentes da Vigilância Sanitária fizeram uma fiscalização em um supermercado n° 1 de Sumaré, em São Paulo. No local, eles encontraram irregularidades no setor das carnes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vigilância Sanitária - Açougue (Foto: Reprodução)
Vigilância Sanitária – Carnes (Foto: Reprodução/Internet)

Segundo o G1, em abril deste ano, a Vigilância Sanitária de Sumaré (SP) apreendeu 10 kg de carnes impróprias pro consumo em um supermercado no Jardim Dall’Orto, na região do Maria Antônia.

Conforme o órgão, os produtos apreendidos estavam sendo comercializados em condições de higiene, armazenamento e temperatura inadequadas. Algumas carnes também estavam vencidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pronunciamento

Não encontramos nenhum pronunciamento do supermercado. Entretanto, nosso espaço permanece aberto para atualização da matéria.

Situação atual

Vale lembrar que a única irregularidade encontrada pela Vigilância Sanitária no supermercado em SP estava ligada as carnes. Como elas acabaram sendo retiradas do local, o estabelecimento seguiu funcionando normalmente. Mas, tendo que cumprir todas as determinações da Anvisa.

Considerações finais

A Vigilância Sanitária surpreendeu ao realizar uma vistoria em um supermercado de SP após denúncias. No local, eles encontraram 10 kg de carnes impróprias para o consumo. Aliás, eles realizaram a apreensão dos produtos. O estabelecimento segue funcionamento normalmente.

Vigilância Sanitária de Sumaré apreende 10 kg de carnes impróprias para consumo em estabelecimento — Foto: Divulgação/Vigilância Sanitária de Sumaré
Vigilância Sanitária de Sumaré apreende 10 kg de carnes impróprias em supermercado — Foto: Divulgação/Vigilância Sanitária de Sumaré

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aliás, aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:

  • Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
  • Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
  • Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
  • Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
  • Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
  • Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
  • Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.

Confira também mais matérias sobre a Anvisa clicando aqui.

Anvisa
Destaque
supermercado
Vigilancia Sanitaria
Vigilância Sanitária carne podre
Vigilância Sanitária supermercado

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.