Risco cerebral e tremores no corpo: Lei urgente da vigilância sanitária baixa PROIBIÇÃO na marca de balas nº1
27/06/2024 às 10h54
Marca de bala amada por milhares de pessoas no mundo se depara com proibição impactante após sérios riscos à saúde
E ainda no ano de 2023, um decreto da vigilância sanitária de um país afetou diretamente uma marca de balas, considerada como nº 1 por milhares de consumidores em todo o mundo, além de outros produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A marca mencionada trata-se da Skittles, criada ainda nos anos 70 e famosíssimas tanto pelo seu aspecto colorido e chamativo como um arco-íris tanto pelo seu sabor inigualável e cítrico na medida certa.
Mas calma! Não se trata de uma proibição de venda nem nada disso …
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que ocorre é que no estado da Califórnia, Estados Unidos, o governador Gavin Newsom, assinou uma lei histórica que visa proibir o corante vermelho nº 3 e outros aditivos alimentares potencialmente prejudiciais em bens de consumo.
De acordo com o portal CNN, o famoso “estado dourado” tornou-se o primeiro no país a proibir o uso de ingredientes encontrados em muitos doces, bebidas populares e muito mais, como nessa balinha tão amada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proibição:
A Lei de Segurança Alimentar da Califórnia, o Assembly Bill 418, proíbe a fabricação, venda ou distribuição de produtos alimentícios na Califórnia que possuam esse corante vermelho nº 3, bromato de potássio, óleo vegetal bromado ou propilparabeno na composição.
Pra quem não sabe, o bromato de potássio é adicionado aos produtos assados para ajudar a fortalecer e crescer a massa.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta urgente no JN: Anvisa baixa ordem às pressas contra produto popular e comerciantes se desesperam
● Risco fatal: Eduardo Oinegue para Jornal da Band com proibição da ANVISA contra doce n°1
● Barata, pombo e nojeira: A interdição da Anvisa às pressas contra restaurante n°1
Em algumas bebidas, o óleo vegetal bromado emulsiona um sabor cítrico, evitando a separação. Os propilparabenos são usados para preservação antimicrobiana de alimento*
(Para saber mais sobre o assunto, clique aqui*)
Quase 3 mil produtos usam o corante vermelho nº 3, que como mencionamos inclui a Skittles.
Além dela, o componente também poderia ser encontrado antes da proibição no:
- Nerds e gomas Trolli;
- Shakes de proteína;
- Produtos instantâneos de arroz e batata;
- Misturas para bolo embaladas.
Em sua carta emitida em outubro de 2023, o governador apontou a disponibilidade do Skittles na União Europeia, chamando-o de “prova demonstrável de que a indústria alimentar é capaz de manter linhas de produtos ao mesmo tempo que cumpre diferentes leis de saúde pública”.
Essa medida de Newsom aproxima de forma ligeira os Estados Unidos de um ambiente alimentar como o da UE, onde estes produtos químicos são proibidos “devido a estudos científicos que demonstraram danos significativos à saúde pública.
Ainda de acordo com a CNN, esses riscos incluem:
- Aumento do risco de câncer;
- Problemas comportamentais em crianças;
- Danos ao sistema reprodutivo;
- Danos ao sistema imunológico
Conforme informado pelo comunicado à imprensa de março de 2023 emitido por Jesse Gabriel.
“Assinar isso como lei é um passo positivo em relação a esses quatro aditivos alimentares até que a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) revise e estabeleça níveis nacionais de segurança atualizados para esses aditivos” – Disse o governador da Califórnia em sua carta
Impactos
Segundo informado pela CNN, esse projeto de lei não será implementado até 2027, para que as marcas consigam revisar as suas receitas para evitar esses produtos químicos nocivos.
Porém, a National Confectioners Association, uma organização comercial com sede em Washington, DC, disse em um comunicado que “a aprovação deste projeto de lei por Newsom minará a confiança do consumidor e criará confusão em torno da segurança alimentar”
Atualmente nos EUA, esses produtos químicos podem ser usados em alimentos devido a uma lacuna na Lei Federal de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos da FDA (vigilância sanitária/ANVISA americana).
A lei também é conhecida como regra Geralmente Reconhecido como Seguro (GRAS) que permite aos fabricantes usar os ingredientes de uma forma ou quantidade que a FDA determinou anteriormente como segura.
Devido ao tamanho da economia da Califórnia, esta lei pode afetar os alimentos em todo o país, não apenas na Califórnia:
“É improvável que os fabricantes produzam duas versões de seus produtos — uma para ser vendida na Califórnia e outra para o resto do país.”– Alegou a imprensa da Consumer Reports.
Vale destacar que aqui no Brasil esse óleo vegetal bromado já é proibido pela ANVISA/Vigilância Sanitária há anos e não é utilizado pelas grandes companhias de bebidas.
Contudo, segundo apurações feitas nos principais sites de notícias, ele continua presente em diversos países do mundo sem nenhum tipo de proibição.
VALE DESTACAR MAIS UMA VEZ QUE ESSA PROIBIÇÃO NÃO AFETA OS PRODUTOS DAS MARCAS CITADAS EM SI, APENAS UMA COMPOSIÇÃO EM COMUM ENCONTRADA NA MAIORIA DELAS.
Ao procurar declarações da Skittles sobre essa proibição, as mesmas não foram encontradas. Lembrando que o espaço permanece aberto para que representantes da marca possam expor o seu parecer do assunto.
Quais são os riscos do óleo bromado?
O óleo vegetal bromado (OVB) é um composto químico sintetizado a partir de óleo vegetal (geralmente de milho ou soja) ao qual são adicionados átomos de bromo.
Sua principal aplicação é atuar como emulsificante em refrigerantes com sabor cítrico, impedindo que os ingredientes se separem durante o transporte e armazenamento.
A concentração típica de OVB usada na indústria de refrigerantes é de aproximadamente 8 partes por milhão (ppm).
É importante ressaltar que o uso do OVB pode apresentar riscos à saúde.
Como mencionamos acima, esse composto químico pode causar riscos cerebrais além de problemas na pele e aos órgãos internos quando ingerido ou exposto de forma significativa.
Além disso, há evidências de que o OVB pode afetar a função da tireoide, o que o torna particularmente preocupante para mulheres grávidas e lactantes.
O bromo ainda causa distúrbios de memória, enfraquecimento e tremores no corpo.
Desta maneira, pode desencadear sintomas psicológicos, como paranoia aguda e outros sintomas psicóticos.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.