SITUAÇÃO DELICADA
Carne podre, inseto e nojeira: Interdição da Vigilância Sanitária contra rival do Assaí choca consumidores
25/08/2024 às 21h00
Rival do Assaí sofre com ordem da Vigilância Sanitária após inspeção identificar carne podre e grande nojeira em estabelecimento e baixa as portas
Um grande hipermercado conhecido de uma região, que é rival do Assaí, sofreu com autuação da Vigilância Sanitária. Além da Anvisa, que atua no âmbito nacional, há as agências locais, que tendem a trabalhar em municípios. E elas seguem ordem do órgão principal e atuam de acordo com a legislação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E é dever da Vigilância Sanitária de cada município fiscalizar se os estabelecimentos da região estão cumprindo com as exigências. As visitas podem ocorrer de acordo com o cronograma do órgão ou por denúncia. Os consumidores podem usar os canais para expor uma situação fora do aceitável.
E conforme informações do G1, divulgadas em 19 de abril desse ano, a Agência Municipal de Vigilância interditou o açougue de um hipermercado em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Vale destacar que há um Assaí Atacadista na região, logo, eles são rivais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A visita da Vigilância Sanitária ocorreu após uma denúncia do Ministério do Trabalho. A equipe responsável pela fiscalização, se deparou com um ambiente em situação de insalubridade, sem condições dignas de trabalho, além do manuseio e a oferta dos produtos não seguirem as normas sanitárias.
Ainda foi notado que o ambiente estava sujo, com alguns equipamentos enferrujados. Além disso, tinha parasitas e insetos na área de corte e preparação de carnes, entre outras irregularidades. Entre as punições, foi decretada algumas interdições, infrações e notificações. Foi divulgado que as áreas interditadas só seriam liberadas após os empreendedores realizarem as devidas regularizações dos ambiente. Atendendo as normas sanitárias, poderiam voltar a operar normalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PRONUNCIAMENTO POR PARTE DA EMPRESA
Como o nome da empresa foi preservado, não foi possível encontrar um posicionamento sobre o ocorrido, assim como também não foi possível averiguar se o ambiente já voltou a funcionar. Geralmente, os problemas são resolvidos em poucas semanas. Sendo assim, o espaço segue aberto para esclarecimento dos fatos por parte da empresa.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
A VIGILÂNCIA SANITÁRIA PODE ENTRAR EM RESIDÊNCIA?
Há um decreto que autoriza que os agentes entrem em casos para averiguar possíveis focos de dengue. Por conta do avanço do mosquito em determinadas épocas, é necessário fazer esse controle, logo, cabe a esses agentes visitarem as casas e procurarem focos. Assim, eles têm a permissão para forçar a entrada caso o residente não permita essa entrada. Muitas cidades permitem, outras não. Mas, há um decreto geral.
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]