Vigilância Sanitária teve que interditar 5 gigantes do ramo de alimentos após fiscalização detectar que eles estavam descumprindo as exigências da Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável pelo controle de qualidade de tudo que é consumido. Mas, também atua em estabelecimentos. E nesse caso, é dever da Vigilância Sanitária de cada cidade fiscalizar empreendimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E caso durante a fiscalização algo fora dos padrões seja encontrado, a Vigilância Sanitária pode interditar o estabelecimento até que ele volte a cumprir as regras, além de aplicar uma multa. E o órgão pode atuar em parceria com outras instituições.
E conforme informações do site do Ministério Público do Rio Grande do Sul, no dia 6 de fevereiro de 2024, o Programa Segurança Alimentar RS, fiscalizou 5 estabelecimentos no município de Imbé, no Litoral Norte, e apreendeu 1,5 tonelada de alimentos e produtos impróprios para consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, todos os locais foram autuados, sendo um deles totalmente interditado por falta de higiene e questões estruturais. Durante a ação foram identificados produtos sem procedência, em sua maioria carnes, validade vencida, armazenados de forma inadequada e alimentos estragados.
A ação do órgão contou com a participação do órgão da Vigilância Sanitária Municipal de Imbé. Vale destacar que é comum órgãos estaduais atuarem em parceria com vigilâncias municipais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PRONUNCIAMENTO DAS EMPRESAS
Os estabelecimentos não tiveram os nomes expostos, dessa maneira ficou inviável encontrar posicionamentos públicos. Dessa maneira, o espaço segue aberto para que as empresas autuadas possam se manifestar e expor suas versões dos fatos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE É A VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
Vigilância sanitária tem o objetivo de promover a saúde, que tem como principal finalidade impedir que a saúde humana seja exposta a riscos ou, em última instância, combater as causas dos efeitos nocivos que lhe forem gerados, em razão de alguma distorção sanitária. Ela obedece as normas da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE