Agentes de segurança e fiscalização encontram alimentos vencidos e em mau estado, além de lixo em excesso e infestação de insetos
Em fevereiro deste ano, a Secretaria Municipal de Ordem Pública realizou uma nova etapa de vistoria da Operação Retomada, em Cuiabá, no Mato Grosso. A fiscalização aconteceu em estabelecimentos da região central, averiguando a qualidade dos alimentos.
Em nota divulgada, a instituição pública local declarou que o objetivo principal era verificar se não havia acúmulos e falta de higiene que pudessem contribuir para a disseminação de doenças, como dengue, zika e chikungunya.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, segundo a Folha Max, um dos bares vistoriados estava comercializando produtos vencidos. Os fiscais apreenderam pacotes de arroz, feijão, caldo de carne, macarrão, miojo, bolachas e farinha de milho. Grande parte dos alimentos estava vencido há quatro meses. No estabelecimento, ainda havia lixeiras abertas, infestadas de mosquitos.
Em dezembro do ano passado, o proprietário já havia sido alertado para corrigir problemas de insalubridade. Além desse, outros restaurantes, bares e mercados também foram vistoriados. A operação terminou no bairro do Porto, em Cuiabá. Os agentes da Vigilância Sanitária identificaram, inclusive, problemas relacionados ao saneamento dos locais.
Juliana Palhares, a Secretária de Ordem Pública, declarou que a Operação Retomada pretende colocar em prática as regras impostas aos estabelecimentos comerciais. “Já fiscalizamos bares, hotéis e outros, mas com apoio das forças de segurança e da Vigilância Sanitária. Será uma fiscalização intensa”, disse.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, qual a função da Vigilância Sanitária?
A Vigilância Sanitária é um conjunto de órgãos responsáveis pela fiscalização de diversos estabelecimentos, incluindo bares, restaurantes, aeroportos, fronteiras e alfândegas. O objetivo principal dessas instituições é proteger a saúde da população brasileira, regulamentando a produção, distribuição e transporte de produtos e serviços. Isso inclui uma ampla lista de itens, como alimentos, cosméticos e outros produtos comercializados no Brasil.
Conclusão
- Em resumo, a Vigilância Sanitária promoveu uma ação de vistoria em Cuiabá, no Mato Grosso;
- Diversos restaurantes, bares e hotéis passaram pela fiscalização que aconteceu no início do ano;
- Um deles vinha comercializando alimentos vencidos há mais de 4 meses, além de infestação de lixo;
- Objetivo está em torno de garantir o bem-estar e saúde da população local, trazendo melhorias.
+ Contudo, veja ainda outras notícias sobre a Vigilância Sanitária de Cuiabá e outras cidades!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE