Vigilância Sanitária interdita clínica após idosa de 81 anos ser encontrada morta
No dia 24 de maio deste ano, a Vigilância Sanitária precisou interditar uma clínica popular de idosos devido a morte de uma mulher.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato ocorreu em São Paulo após uma idosa de 81 anos ser encontrada morta dentro da piscina do local.
A Vigilância Sanitária de Ribeirão Preto interditou a casa de repouso no dia 24 de maio. A idosa faleceu no dia 23 de maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do G1, a Vigilância Sanitária optou por interditar a clínica pois o local não possui documentação regularizada.
Em nota enviada ao G1, a vigilância reforçou que o local deveria enviar os idosos para outro lugar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Vigilância Sanitária constatou que não há empresa constituída no local, sendo lavrado auto de infração e o respectivo termo de interdição cautelar, para que o responsável encaminhe os idosos para as famílias ou outra instituição licenciada pelo órgão”, disse a nota.
O estabelecimento fica no bairro Vila Tibério, zona Oeste de Ribeirão Preto, em São Paulo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
À polícia, o dono da clínica de repouso informou que o local opera há, aproximadamente, dez anos de forma regularizada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a clínica adquiriu um imóvel ao lado que está em processe de regularização. O local foi onde a idosa foi encontrada.
MORTE
A idosa de 81 anos sofria de mal de Alzheimer, de acordo com o boletim de ocorrência.
As câmeras de segurança da clínica mostraram o momento em que a idosa caiu na piscina por volta das 15h30.
No entanto, os funcionários da clínica encontraram a mulher dentro da piscina por volta das 18h50.
Um dos cuidadores da clínica disse que a vítima foi retirada da água e que foram realizadas manobras de ressuscitação, mas ela não resistiu.
O caso, registrado como morte suspeita, deve ser investigado com auxílio da perícia. O dono do local não comentou sobre a interditação da clínica, mas o espaço continua aberto para declarações.
O promotor Carlos Cezar Barbosa revelou que o Ministério Público irá investigar a clínica e, caso seja constatado algo, o local poderá ser alvo de outras punições.
“[O Ministério Público] Vai acompanhar na área criminal, e, na seara dos direitos dos idosos, eu, junto com a Vigilância Sanitária, nós vamos instaurar um procedimento e responsabilizar a instituição, dentro de o que deve ser feito”, disse o promotor à EPTV, afiliada da TV Globo.
Qual é a função da Vigilância Sanitária?
A vigilância sanitária tem como objetivos verificar e promover a adesão às normas e aos regulamentos técnicos vigentes, avaliar as condições de funcionamento e identificar os riscos e os danos à saúde dos pacientes, dos trabalhadores e ao meio ambiente, de acordo com o portal do Governo Federal.