170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
13/11/2024 às 10h00
Vigilância Sanitária interdita padaria popular por conta de uma série de irregularidades e choca consumidores com a situação encontrada
A Vigilância Sanitária tem papel fundamental na proteção da saúde pública, atuando para assegurar a qualidade de produtos e serviços consumidos pela população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, em Porto Alegre, a Vigilância tem realizado inspeções rigorosas, especialmente em setores alimentícios, para verificar se as normas sanitárias estão sendo respeitadas.
Além disso, esse trabalho é essencial para evitar a comercialização de produtos impróprios e para garantir condições seguras de produção, minimizando riscos para os consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Padaria em situação insalubre
Falando nisso, a equipe especializada em fiscalização e serviços do TV Foco, a partir de informações divulgadas através do portal Terra, descobriu que uma ação de fiscalização da Vigilância Sanitária de Porto Alegre, no dia 06 de novembro, resultou na autuação e interdição:
- O alvo em questão foi uma padaria, localizada na rua Santos Neto, no bairro Petrópolis.
- A operação foi desencadeada a partir de uma denúncia anônima aonde envolveu uma vistoria detalhada.
- Além disso, foram constatadas diversas irregularidades sanitárias no estabelecimento.
Situação de insalubridade e risco
A Vigilância Sanitária, descartou cerca de 170 quilos de pães e massas considerados impróprios para consumo, conforme declarado por ela mesma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A equipe identificou ainda condições insalubres no ambiente de produção, como ambientes sujos e com falta de higiene.
Além disso, algumas práticas inadequadas na manipulação e armazenamento dos alimentos também foram identificadas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● Risco de danos ao intestino e anemia: ANVISA arranca farinha nº1 das prateleiras do Assaí, Atacadão e +
● Vômito, confusão mental e febre: ANVISA proíbe 2 marcas de queijo queridinho das donas de casa
Mas, as irregularidades encontradas não se limitaram aos produtos, uma vez que o ambiente de trabalho dos funcionários também apresentava condições inadequadas, conforme identificado pela inspeção realizada com a colaboração do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Saúde de Porto Alegre.
Por fim, é bom deixar claro que todos esses fatores representam sérios riscos à saúde dos consumidores.
Medidas tomadas
A chefe da Equipe de Vigilância, Sílvia Lentz, informou que a indústria só poderá retomar suas atividades após corrigir as falhas apontadas e atender aos padrões exigidos.
Não divulgaram o nome da empresa autuada, portanto, não podemos obter ou identificar uma manifestação até o momento.
Porém, se acaso a padaria se sentir confortável e quiser se manifestar, o espaço permanece aberto para que possa expor a sua versão dos fatos.
Como denunciar irregularidades para a Vigilância Sanitária?
Se acaso precisar fazer uma denúncia a Vigilância Sanitária, o Fala BR é o canal específico para receber suas manifestações.
Inclusive, o prazo para resposta é de até 30 (trinta) dias (conforme o Art. 18 do Decreto n.º 9.492/2018):
- Fala.BR A plataforma Fala.BR é uma ferramenta de recebimento e tratamento de manifestações. Por meio dela, o cidadão poderá registrar sugestões, elogios, reclamações e denúncias, solicitação de providências para qualquer órgão governamental integrado à plataforma, além de poder, fazer o acompanhamento de sua demanda e receber resposta. Envie sua manifestação de Ouvidoria pelo Fala.BR.
Mas, para obter mais informações sobre a Vigilância Sanitária e ANVISA, clique aqui*
Considerações finais:
- A Vigilância Sanitária fechou uma padaria em Porto Alegre, considerada n.º1, após uma denúncia anônima.
- A inspeção encontrou diversos problemas, como alimentos impróprios, condições insalubres na produção e no ambiente de trabalho.
- A população pode denunciar estabelecimentos com problemas sanitários através da plataforma Fala.BR.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.