Órgão interdita fabrica devido às más condições de higiene
Para quem não sabe, a vigilância sanitária é um importante serviço destinado à proteção e promoção da saúde, que tem como principal finalidade impedir que a saúde humana seja exposta a riscos. Dessa vez, por exemplo, vamos falar sobre uma fábrica de biscoitos muito conhecida que teve interdição cravada pelo órgão devido às más condições de higiene do local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E foi a Vigilância Sanitária do Espírito Santo quem interditou a produção dos biscoitos das marcas Alcobaça e Sarloni no dia 14 de agosto de 2013. Segundo as informações publicadas no site da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA), a interdição ocorreu por conta da falta de boas práticas de higiene.
Segundo a fonte, ficou determinado que a fabricação só seria liberada quando a Villoni Alimentos, responsável pela fabricação, se adequasse às normas sanitárias. A medida do órgão se deu devido a denúncias a respeito do que a empresa estava fazendo, e foi constatado pela vigilância sanitária diversas irregularidades no local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O setor de produção de biscoitos não atende às normas de vigilância sanitária. Os biscoitos de todos os tipos dessas duas marcas não estão próprios para consumo humano, principalmente, por falta de higiene durante o processo de fabricação”, explica a chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Marizete Oliveira na ocasião.
Na época, foi determinado pelo estado que, estavam proibidos todos os lotes dos biscoitos fabricados até o dia 14 de agosto daquele ano. A empresa foi orientada a recolher todo o estoque dentro dessas especificações e inutilizá-lo. Vale destacar que a interdição foi parcial, abrangendo somente o setor de produção de biscoitos, que logo foi regularizado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situação atual da empresa
No site oficial da Villoni Alimentos é possível efetuar a compra tanto do biscoito da marca Sarloni, como Alcobaça. Após toda a polêmica envolvendo falta de higiene, a empresa se regularizou e passou a cuidar melhor dos produtos e das suas produções. Inclusive, é comum encontrar as marcas nos principais supermercados capixabas.
Como atua a Vigilância Sanitária?
Na sua rotina de promoção e proteção à saúde das pessoas, assim como de prevenção a doenças evitáveis, a Vigilância Sanitária atua (com poder de polícia) na regulação dos produtos, propagandas, ambientes, serviços, procedimentos, processos e tecnologias que envolvam risco à saúde.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE