A Vigilância Sanitária surpreendeu ao decretar a interdição de um restaurante de Porto Alegre. A decisão aconteceu após uma vistoria encontrar baratas e podridão
A Vigilância Sanitária tem um papel fundamental na vida de milhões de brasileiros. Isso porque esse órgão protege a saúde da população, eliminando, diminuindo ou prevenindo riscos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela atua em diversos setores, como alimentos, medicamentos, meio ambiente, serviços de saúde e ambientes de trabalho. Dessa vez, por exemplo, falaremos da atuação contra um restaurante.
Acontece que agentes da Vigilância Sanitária interditaram um restaurante n° 1 em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A decisão acabou sendo tomada após a detecção de podridão no estabelecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo do portal Terra, em dezembro de 2024, a equipe da Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) interditou o Feitiçaria Lanches, na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.550.

Foram detectados ambiente sujo, armazenamento inadequado de alimentos, presença de baratas e outros insetos na área de produção, alimentos vencidos e equipamentos em condições precárias de uso.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Também foi encontrada maionese produzida com ovo cru, proibida em comércios de alimentos por risco de contaminação. Aliás, a vistoria no restaurante aconteceu após uma série de denúncias.
Pronunciamento
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não encontramos nenhum pronunciamento do restaurante. Entretanto, nosso espaço permanece aberto para atualização da matéria.
Situação atual
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época da interdição, a Vigilância Sanitária deixou claro que o restaurante só voltaria a funcionar depois que cumprisse todas as medidas para reverter a interdição. Assim, eles voltariam ao estabelecimento para realizar uma nova fiscalização. Nas redes sociais e no Google, tudo indica que o local permanece fechado.
Considerações finais
A Vigilância Sanitária surpreendeu ao fechar um restaurante em Porto Alegre. Aliás, eles chegaram no local após uma série de denúncias e encontraram muitas irregularidades no estabelecimento. Os alimentos estavam armazenados inadequadamente e tinha muita nojeira.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aliás, aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:
- Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
- Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
- Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
- Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
- Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
- Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
- Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.
Confira também mais matérias sobre a Anvisa clicando aqui.