O órgão fechou o local devido às condições insalubres apresentadas
A Vigilância Sanitária é um órgão muito importante vinculado às secretarias estaduais e municipais de saúde que visa a segurança populacional. Hoje falaremos sobre uma pizzaria tradicional que foi obrigada a fechar as portas, após determinação do órgão fiscalizador.
Segundo informações do portal ‘Terceira Via’, no dia 03 de abril de 2023, a Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes, interditou uma pizzaria localizada no bairro Parque Turf Club, no município do Rio de Janeiro, devido a sérias infrações às normas de higiene. Vale destacar que o nome do estabelecimento não foi divulgado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi confirmado pela Vigilância Sanitária que a pizzaria estava armazenando alimentos de forma inadequada, manipulando-os de maneira incorreta, mantendo níveis insuficientes de higiene, sem ligação da rede de abastecimento de água (fazendo uso de poço artesiano) e armazenando em abundância de farinha de trigo vencida.
Além disso, foram encontrados outros alimentos com datas de validade expiradas. Na época, a equipe de fiscalização também apreendeu aproximadamente 1.600 kg de alimentos considerados impróprios para o consumo. Dessa forma, o órgão interditou o local que teve de fechar as portas até regularizar a situação.
Não parou por aí…
Além da pizzaria, no mesmo dia os fiscais da vigilância sanitária foram em um estabelecimento e encontraram aproximadamente uma tonelada de biscoitos em um depósito localizado no Parque Calabouço, em Guarus. Assim como o estabelecimento do caso anterior, este não teve o seu nome divulgado pelas autoridades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao inspecionar o local, a equipe de fiscalização deparou-se com uma situação alarmante, identificando que os produtos estavam armazenados de maneira totalmente inadequada e, para piorar, nas proximidades dos alimentos havia veneno para ratos.
Segundo declarações feitas ainda por Vera Cardoso, assessora chefe da Vigilância Sanitária, em ambos os casos, foi determinado que os proprietários (tanto do depósito, como da pizzaria) cumprissem uma série de exigências para conseguir reabrir os estabelecimentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que, na época, os alimentos impróprios para consumo foram apreendidos e descartados adequadamente no aterro sanitário, garantindo que não representassem nenhuma ameaça à saúde pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situação hoje
Após apuração dos fatos, não foram encontradas nenhuma atualização sobre os casos. Além disso, também não foram encontradas declarações ou notas de esclarecimento por parte das empresas envolvidas nos casos. Portanto, não há como descrever precisamente a situação atual dos empreendimentos.
O que a Vigilância Sanitária fiscaliza?
A VISA abrange ações de controle sanitário sobre bens de consumo e serviços que, direta ou indiretamente, têm potencial de afetar a saúde pública, em quaisquer das etapas e processos realizados entre a produção, distribuição e o efetivo consumo.