FALÊNCIA
Vingança da Globo, rombo milionário e beira da falência: Emissora de TV amada do Brasil está morrendo em 2024
11/04/2024 às 13h21
Emissora afiliada da Globo está com um rombo milionário, que a deixa à beira da falência, ou seja, prestes a dar adeus em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Globo, como todos sabem, é a maior emissora que temos no Brasil na atualidade. Porém, o que muita gente nem imagina, é que a Vênus Platinada acaba de dar fim em canal após quase 5 décadas e emissora gigante está à beira da falência.
SAIBA MAIS! SAIBA MAIS! DEBANDADA: Globo faz novo passaralho e 5 programas são cancelados e extintos pelo canal de uma vez em 2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ocorre que a TV Gazeta de Alagoas, afiliada da TV Globo conta com uma dívida de R$ 125 milhões, em valores que foram emprestados aos sócios nos últimos anos. O senador e pré-candidato ao governo Fernando Collor de Mello (PTB-AL) é o principal acionista da empresa.
Ocorre que a Globo informou à TV Gazeta, no dia 4 de outubro do ano passado, que iria encerrar em dezembro de 2023 a parceria de 48 anos com o grupo alagoano de acordo com informações do portal UOL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em contrapartida, a TV Gazeta entrou com um pedido dentro do processo de Recuperação Judicial para exigir que a Globo renove o contrato de retransmissão da emissora em Alagoas e assim “evite a falência” do conglomerado de comunicação do ex-presidente Fernando Collor, que está cheio de dívidas e é investigado por fraudes.
BRIGA NA JUSTIÇA?
Assim, as informações dão conta de que o pedido da Gazeta foi feito no dia 8 de novembro, e a resposta da Globo foi anexada ao processo no dia 17 do mesmo mês.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
● “Você não viu reportagens editadas”: Bonner dá declaração vingativa no JN e cala a boca de críticos
● SBT Brasil desbanca a Band, vai nas alturas e se consolida no horário nobre
“Com toda a franqueza, é covarde a conduta da TV Gazeta. Por não ter se preparado para o término da relação contratual, da qual era indubitavelmente conhecedora há meses, vem agora utilizar argumentos de terror, de prejuízo a funcionários ou ao soerguimento da empresa, como se fosse a Globo (e não ela própria) a responsável pelas consequências do término da relação”, disse a resposta da Globo à Justiça.
“A Globo não deseja mais permanecer associada à TV Gazeta quando é público e notório que um de seus sócios e seu principal executivo foram condenados pela mais alta corte do país pelo cometimento de crimes, em cuja execução, segundo a decisão do STF, a própria TV Gazeta teria sido utilizada. A manutenção dessa associação contratual traria gravíssimos prejuízos à Globo, maculando sua boa imagem junto à sociedade brasileira”, disse o canal.
Bom, em resumo, a Globo não pensou duas vezes e deu fim ao sinal da Gazeta em Alagoas, e se afiliaram ao grupo Asa Branca, que já era parceira da emissora carioca para retransmissão em Caruaru (PE).
COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DA AFILIADA DA GLOBO ATUALMENTE?
Uma liminar exigindo a renovação até 2028 foi revogada em janeiro, mas a TV Gazeta segue transmitindo o sinal da Globo até o julgamento definitivo.
Em recuperação judicial desde 2019, a TV Gazeta enfrenta investigações por supostos crimes falimentares associados ao plano de recuperação aprovado pelos credores.
De acordo com informações do Jornal Extra, a Justiça de Alagoas adiou, nesta quarta-feira, 10 de abril de 2024, a análise do recurso impetrado no bojo do processo 0811557-17.2023.8.02.0000.
Em pauta, a decisão sobre o direito da Globo de finalizar o contrato com a TV Gazeta, sua afiliada local e de propriedade do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor.
O processo foi retirado de pauta a pedido do relator e aceito pela 3ª Câmara Cível. Desse modo, a Justiça deve definir o futuro da parceria no dia 18 de abril de 2024.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]