Vingança? Globo abre os cofres e gasta 600 milhões para tomar o maior tesouro de Silvio Santos no SBT
19/08/2021 às 11h11
A emissora carioca terá que pagar uma quantia milionária para tirar o torneio das mãos do SBT
Ao que parece, a Globo travará uma intensa disputa pelos direitos de um dos maiores sucessos do SBT nos últimos anos. Trata-se da Copa Libertadores, que foi adquirida pela emissora de Silvio Santos em 2020.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não se lembra, durante 2 décadas, a maior competição de futebol da América Latina fez parte da grade da Globo, mas deixou o canal por conta de um imbróglio nas negociações entre a Conmebol, entidade que organiza o torneio e a emissora dos Marinho.
No ano passado, a Globo decidiu rescindir o contrato com a Comenbol, por conta da crise financeira em decorrência a pandemia de Covid-19.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, a entidade não aceitou o rompimento do contrato e desde então pede 120 milhões de dólares (642 milhões reais na cotação) em um processo judicial.
Apesar de toda a confusão, segundo o site Notícias da TV, a Globo quer voltar a transmitir o torneio, que tem alcançado bons números de audiência no canal de Silvio Santos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova negociação dos direitos do ciclo 2023-2026 da Libertadores será aberta nos próximos meses, mas uma regra da Conmenbol impede que a Globo entre da disputa.
O estatuto da entidade não permite a Conmebol fazer contratos com empresas com quem tem litígios jurídicos. Em outras palavras: A Globo só pode concorrer aos direitos da Libertadores, se pagar a dívida ou entrar em um acordo amigável com a federação.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Record, Band e Globo: 3 emissoras de TV aberta são atingidas por fim de sinal vital no Brasil após anos
● Teste do sofá, transa no meio do estúdio e abuso: Fora da Globo, chefão revela 3 escândalos de bastidores
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
JEITINHO BRASILEIRO?
Apesar da Conmebol alegar que teve um prejuízo de 43 milhões de dólares (230 milhões de reais na cotação atual) e pedir uma indenização de R$ 600 milhões, o processo corre na justiça da Suíça e o jurídico da Globo tenta uma solução amigável.
Gabriel Vaquer, do Notícias da TV informa que a Globo está confiante de que vai conseguir chegar a um acordo.
Caso contrário, a emissora terá que pagar o valor pedido pela federação somente para poder concorrer ao direito de transmissão, fora isso, ainda teria que abrir os cofres para tirar o torneio do SBT. Um caminho nada fácil para a Vênus Platinada.
TESOURO DE SILVIO SANTOS
No ar pelo segundo ano consecutivo pelo SBT, a Libertadores mostrou ser um dos novos tesouros de Silvio Santos, justamente pelos excelentes números que o torneio conquistou na audiência.
Para se ter uma ideia, em noites de jogos do torneio, o SBT ultrapassa a marca dos 12 pontos, algo que não acontecia há muito tempo.
Por conta do futebol, Silvio Santos reforçou a equipe esportiva do canal e mostrou que não está disposto a perder um de seus trunfos para a rival Globo.
Autor(a):
Erick Martins
Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]