PAGAMENTO EXTRA
Haddad ciente: Virada no 13º salário é confirmada para nova lista de CPFs em 2025
26/12/2024 às 21h15
Lista de políticos paranaenses terá acesso ao dinheiro extra a partir do próximo ano, revelou a TV Globo
Em 2025, os vereadores de Cambé, no Norte do Paraná, passarão a receber o 13º salário. Houve uma votação na Câmara Municipal, no início de dezembro, trazendo um resultado favorável aos profissionais em questão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a TV Globo, a sessão aconteceu de forma extraordinária. A justificativa apontada foi de que os integrantes do Poder Legislativo têm um “trabalho tradicional”, ficando disponíveis em tempo integral para atender a população da cidade.
De 10 vereadores, 8 concordaram com a proposta. O presidente da Câmara de Cambé, Tokinho, do Avante, defendeu a aprovação. “O vereador está à disposição 24 horas, é um trabalhador comum e trabalha, às vezes, muito mais”, disse o político.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O vereador fica disponível para a comunidade e a comunidade não tem hora. […] Quando precisa, ela vai atrás do vereador e o vereador tem que está à disposição para ajudá-la. Por isso que o 13º, como já é previsto na lei, a gente só está regulamentando, a gente não está criando lei”, afirmou.
Mas… e o 14º salário dos aposentados?
Em contrapartida, no território nacional, Fernando Haddad vem tentando reduzir os gastos públicos. Por isso, o 14º salário continua sendo um sonho distante para os trabalhadores, de fato, comuns. Em outras discussões, cogitou-se incluir o pagamento no orçamento do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde 2020, quando o país vivenciou o auge da pandemia do coronavírus, o assunto entrou em pauta. O adicional, até então, teria foco central nos grupos de aposentados e pensionistas. No entanto, nada foi oficialmente decidido, apesar de o tema ter entrado em destaque na política.
Em março, Carlos Lupi, o ministro da Previdência Social, comentou sobre o assunto. Segundo ele, existe uma alta demanda social, o que acaba tornando difícil que se concretize. “Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta”, disse em entrevista ao jornal O Globo.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, Vale-Refeição: Lei trabalhista que está em vigor traz 5 alertas para cancelamento do benefício
● Adeus, R$1412: Nova lei trabalhista de Lula traz salário mínimo histórico a CLTs hoje (27)
● Além das férias: Lei trabalhista em vigor em 2024 traz 7 dias consecutivos de folga sem desconto no salário
Conclusão
Hoje, o INSS ainda é responsável pelo pagamento das pensões, além de alguns auxílios. Segundo o Governo Federal, mais de 39 milhões de brasileiros recebem os diferentes salários previdenciários. Isso inclui os idosos, grupos de PCDs, entre outros importantes núcleos sociais.
+ Veja outras notícias sobre a CLT e os benefícios sociais!
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]