Acabou
Bloqueio geral em todas as maquininhas: União da Visa e Mastercard acaba decretando fim de serviços em país
08/07/2024 às 17h35
União das duas maiores bandeiras de cartões crava bloqueio geral em todas as maquininhas e desespero dos clientes
A Visa e a Mastercard são duas das maiores bandeiras de cartões do mundo todo. No Brasil, por exemplo, são as principais bandeiras que o público encontra nos cartões e nas maquininhas dos estabelecimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, em um determinado país, a Visa e Mastercard anunciaram o fim do serviço e deixaram milhares de pessoas completamente desesperadas pelo que pode vir no futuro da economia do país.
De acordo com informações do portal 360, as operadores Visa e Mastercard anunciaram no dia 5 de março de 2022 a suspensão das operações na Rússia. A decisão foi tomada como parte das sanções internacionais adotadas contra o país por causa da invasão à Ucrânia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Visa informou que o encerramento das operações se dará nos próximos dias. A medida vai impactar trocas internacionais:
“todas as transações iniciadas com cartões Visa emitidos na Rússia não funcionarão mais fora do país e quaisquer cartões Visa emitidos por instituições financeiras fora da Rússia não funcionarão mais dentro da Federação Russa”, afirmou a companhia em comunicado aos acionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente e CEO da Visa, Al Kelly, declarou que os eventos relacionados à guerra são “inaceitáveis”. Segundo o executivo, o conflito e a contínua ameaça à paz e à estabilidade exigem resposta de acordo com os valores da empresa. “Lamentamos o impacto que isso terá em nossos valiosos colegas e nos clientes, parceiros, comerciantes e titulares de cartões que atendemos na Rússia”.
No Brasil, ambas as bandeiras seguem dominantes nos cartões ao redor do país e é extremamente difícil achar algum cartão com alguma bandeira que difere dessas duas grandes empresas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lojas lacradas e adeus após 45 anos: Varejista tão popular quanto as Casas Bahia tem falência devastadora
● 500M pelos ares: Fast-food rival do Mcdonald’s e queridinho em shoppings exige falência em país
● Portas lacradas e caindo aos pedaços: Shopping de SP, tão popular quanto Bourbon, tem ADEUS devastador
COMO SURGIRAM A VISA E A MASTERCARD?
A Visa Inc. é uma empresa de tecnologia de serviços de pagamento. A rede de processamento da companhia permite a autorização, compensação e liquidação de transações de pagamentos. Atua principalmente com cartões de crédito, cartões de presente e cartões de débito.
O início da história que levou à criação da Visa se deu em 1968, quando o Bank of America lançou seu BankAmericard. Ele foi enviado por correio 60 mil pessoas em Fresno, Califórnia, independentemente de solicitação.
Em 1966, o Bank of America começou a assinar acordos de licenciamento com um grupo de bancos fora da Califórnia. Com a popularização do produto, 1970 o Bank of America abriu mão de ser controlador único do BankAmericard. Para isso, foi criada a National BankAmericard Inc (NBI).
Em 1972 já havia licenças para o cartão em 15 países. Em 1974 foi criada a International Bankcard Company (Ibanco), para gerenciar o programa internacional BankAmericard. Em 1976, BankAmericard, Barclaycard, Carte Bleue, Chargex, Sumitomo Card e outros licenciados foram unidos sob o novo nome, “Visa”. A NBI passou a ser a Visa USA e a Ibanco passou a ser a Visa Internacional.
A Mastercard é uma empresa conhecida pelos seus cartões de crédito que teve início em 1966, quando um grupo de bancos criou a Interbank Card Association (ICA). Em 1969, a associação passou a ser chamada de Master Charge e, em 1979, recebeu seu nome atual.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]