Grupo de CPFs estão recebendo a visita dos agentes do CRAS em casa
No início de janeiro deste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) confirmou que agentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizariam visitas domiciliares aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e no Bolsa Família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas visitas fazem parte de um processo chamado ‘busca ativa’, criado para facilitar a atualização cadastral das famílias beneficiadas por programas sociais.
A ‘busca ativa’ tem como principal objetivo localizar e atender famílias que enfrentam dificuldades de deslocamento até as unidades do CRAS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, o Governo visa assegurar que esses cidadãos continuem a receber os benefícios, mantendo seus dados atualizados no sistema.
A ‘busca ativa’ é uma estratégia que visa alcançar famílias que vivem em áreas remotas ou que, por alguma razão, não conseguem se deslocar até o CRAS para atualizar seus dados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o MDS, essa ação é crucial para garantir que o Cadastro Único reflita corretamente a realidade das famílias atendidas pelos programas sociais, especialmente o Bolsa Família.
QUAIS GRUPOS DO BOLSA FAMÍLIA ESTÃO RECEBENDO VISITAS DOS AGENTES DO CRAS?
De acordo com uma normativa que regulamenta o Cadastro Único, cada município deve realizar ao menos 20% das atualizações cadastrais por meio de visitas domiciliares.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Revista dos Benefícios, essas visitas são direcionadas principalmente para dois grupos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Famílias com o Cadastro Único desatualizado;
- Famílias que se enquadram nos critérios para receber o Bolsa Família, mas ainda não estão registradas no CadÚnico;
Dessa forma, nem todos os inscritos no Bolsa Família terão a visita do CRAS em seus domicílios.
No entanto, as famílias que se encontram em uma dessas situações devem estar preparadas para responder à entrevista realizada pelos agentes.
É importante lembrar que a atualização cadastral é fundamental para a continuidade do recebimento dos benefícios.
AFINAL, É OBRIGATÓRIA RECEBER OS AGENTES DO CRAS EM CASA?
Entretanto, é importante destacar que, embora a entrada na casa não seja obrigatória, o beneficiário deve colaborar com a entrevista socioeconômica, essencial para a atualização do Cadastro Único.
Caso o cidadão não responda às perguntas e deixe seus dados desatualizados, ele poderá ter o benefício bloqueado.
Ou seja, embora não seja necessário permitir a entrada do agente no domicílio, é fundamental que as informações sejam fornecidas de forma precisa.
O QUE É O BENEFÍCIO PRIMEIRA INFÂNCIA DO BOLSA FAMÍLIA?
Este benefício foi implementado como parte do Bolsa Família. Ele tem como intuito apoiar o desenvolvimento saudável de crianças nessa faixa etária, considerada crucial para seu crescimento.
Além do valor base do Bolsa Família, cada criança de 0 a 6 anos garante o adicional de R$ 150.
Contudo, para se qualificar, as famílias devem atender aos seguintes critérios:
- Estar inscritas no CadÚnico: O cadastro é essencial para acessar diversos programas sociais, incluindo o Bolsa Família. O CRAS é onde as famílias devem realizar ou atualizar seu cadastro, que avaliará a situação socioeconômica.
- Ter crianças de 0 a 6 anos: O adicional de R$ 150 é pago por cada criança nessa faixa etária, permitindo múltiplos benefícios para famílias com mais de uma criança nessa idade.
- Cumprir as condicionalidades: Para receber o benefício, é necessário manter a carteira de vacinação das crianças em dia e garantir a frequência escolar, quando aplicável.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Primeiramente, alguns Agentes do CRAS estão realizando visitas nas casas dos beneficiários do Bolsa Família. O objetivo é identificar possíveis irregularidades.
De acordo com o MDS, essa ação é crucial para garantir que o Cadastro Único reflita corretamente a realidade das famílias atendidas pelos programas sociais, especialmente o Bolsa Família.