Grupo de CPFs estão recebendo a visita dos agentes do CRAS em casa
No início de janeiro deste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) confirmou que agentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizariam visitas domiciliares aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e no Bolsa Família.
Essas visitas fazem parte de um processo chamado ‘busca ativa’, criado para facilitar a atualização cadastral das famílias beneficiadas por programas sociais.
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A ‘busca ativa’ tem como principal objetivo localizar e atender famílias que enfrentam dificuldades de deslocamento até as unidades do CRAS.
Dessa forma, o Governo visa assegurar que esses cidadãos continuem a receber os benefícios, mantendo seus dados atualizados no sistema.
A ‘busca ativa’ é uma estratégia que visa alcançar famílias que vivem em áreas remotas ou que, por alguma razão, não conseguem se deslocar até o CRAS para atualizar seus dados.
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Segundo o MDS, essa ação é crucial para garantir que o Cadastro Único reflita corretamente a realidade das famílias atendidas pelos programas sociais, especialmente o Bolsa Família.
QUAIS GRUPOS DO BOLSA FAMÍLIA ESTÃO RECEBENDO VISITAS DOS AGENTES DO CRAS?
De acordo com uma normativa que regulamenta o Cadastro Único, cada município deve realizar ao menos 20% das atualizações cadastrais por meio de visitas domiciliares.
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De acordo com informações do portal Revista dos Benefícios, essas visitas são direcionadas principalmente para dois grupos:
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- Famílias com o Cadastro Único desatualizado;
- Famílias que se enquadram nos critérios para receber o Bolsa Família, mas ainda não estão registradas no CadÚnico;
Dessa forma, nem todos os inscritos no Bolsa Família terão a visita do CRAS em seus domicílios.
No entanto, as famílias que se encontram em uma dessas situações devem estar preparadas para responder à entrevista realizada pelos agentes.
É importante lembrar que a atualização cadastral é fundamental para a continuidade do recebimento dos benefícios.
AFINAL, É OBRIGATÓRIA RECEBER OS AGENTES DO CRAS EM CASA?
Entretanto, é importante destacar que, embora a entrada na casa não seja obrigatória, o beneficiário deve colaborar com a entrevista socioeconômica, essencial para a atualização do Cadastro Único.
Caso o cidadão não responda às perguntas e deixe seus dados desatualizados, ele poderá ter o benefício bloqueado.
Ou seja, embora não seja necessário permitir a entrada do agente no domicílio, é fundamental que as informações sejam fornecidas de forma precisa.
O QUE É O BENEFÍCIO PRIMEIRA INFÂNCIA DO BOLSA FAMÍLIA?
Este benefício foi implementado como parte do Bolsa Família. Ele tem como intuito apoiar o desenvolvimento saudável de crianças nessa faixa etária, considerada crucial para seu crescimento.
Além do valor base do Bolsa Família, cada criança de 0 a 6 anos garante o adicional de R$ 150.
Contudo, para se qualificar, as famílias devem atender aos seguintes critérios:
- Estar inscritas no CadÚnico: O cadastro é essencial para acessar diversos programas sociais, incluindo o Bolsa Família. O CRAS é onde as famílias devem realizar ou atualizar seu cadastro, que avaliará a situação socioeconômica.
- Ter crianças de 0 a 6 anos: O adicional de R$ 150 é pago por cada criança nessa faixa etária, permitindo múltiplos benefícios para famílias com mais de uma criança nessa idade.
- Cumprir as condicionalidades: Para receber o benefício, é necessário manter a carteira de vacinação das crianças em dia e garantir a frequência escolar, quando aplicável.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Primeiramente, alguns Agentes do CRAS estão realizando visitas nas casas dos beneficiários do Bolsa Família. O objetivo é identificar possíveis irregularidades.
De acordo com o MDS, essa ação é crucial para garantir que o Cadastro Único reflita corretamente a realidade das famílias atendidas pelos programas sociais, especialmente o Bolsa Família.