Excelente notícia para os trabalhadores
O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um dos principais direitos garantidos aos trabalhadores com carteira assinada no país e o recurso mais usado pelos brasileiros que desejam realizar o sonho da casa própria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fundo é formado pelos depósitos feitos mês a mês pelos empregadores, e a maioria dos trabalhadores só lidam com o seu extrato em momentos específicos: em caso de demissão sem justa causa, financiamento habitacional ou campanhas feitas pelo Governo Federal, como os saques extraordinários.
SAIBA MAIS! É oficial: Lista de saque EXTRA do FGTS acaba de cair como presente e milhares têm direito
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, a melhor forma para antecipar o recebimento de parte do valor é através do saque-aniversário. A modalidade, que foi criada em 2019, possibilita que o trabalhador retire parte do montante do fundo de forma anual, durante o mês do seu aniversário.
Para tal, é preciso realizar a adesão a modalidade, por isso os trabalhadores interessados precisam correr de acordo com informações divulgadas pelo portal Terra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse processo pode ser realizado 100% online, sem a necessidade de comparecer até uma agência da Caixa Econômica Federal. O serviço deve ser feito por meio do aplicativo Meu FGTS, que está disponível para os sistemas Android e iOS.
Porém, vale ficar atento às regras do saque-aniversário. Ao aderir a modalidade, o trabalhador concorda que o saldo da conta fique bloqueado até mesmo em casos de demissão sem justa causa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse bloqueio é válido por até dois anos. Nesses casos, o solicitante receberá apenas a multa rescisória de 40% sobre o saldo caso seja demitido do trabalho formal, ou seja, de carteira assinada.
QUAL É A OUTRA MODALIDADE DO SAQUE ANTECIPADO DO FGTS?
Recentemente a modalidade de Empréstimo do Saque-Aniversário também ficou disponível, onde os trabalhadores podem antecipar até 10 parcelas pagando juros baixos, pois não existem risco de inadimplência para o banco.
É uma forma de usar um recurso que é seu, sem se endividar e em prol de colocar as dívidas em dia e também realizar sonhos, desde a casa própria, carros ou até mesmo investir em seu próprio negócio. É uma excelente notícia para quem está sem dinheiro e conta com os recursos do FGTS para dar um upgrade.