Se surpreenda com a maior vitória dos aposentados em 2023 que é revelada no JN e nova lei do INSS entra em vigor HOJE
E o famoso jornal da Globo, o Jornal Nacional, ou JN, conhecido por todos que acompanham sua programação diariamente, revelou a maior vitória dos aposentados em 2023, com nova lei do INSS que entra em vigor HOJE.
As informações foram dadas pela âncora do JN, Renata Vasconcellos, no dia 4 deste mês de dezembro, quando a jornalista informou que o Conselho Nacional de Previdência Social aprovou a redução dos juros de empréstimos com desconto em folha para aposentados e pensionistas do INSS e estipulou o máximo da taxa de juros cobrado pelas concessionárias que agora é de 1,8% ao mês, quando disse:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O Conselho Nacional de Previdência Social aprovou nesta segunda-feira (4) a redução dos juros de empréstimos com desconto em folha para aposentados e pensionistas. O máximo agora é de 1,8% ao mês. E o tomador do empréstimo ainda pode mudar de banco, quando isso for mais vantajoso. Desde 2022, a chamada portabilidade mais que dobrou”, explicou a âncora do JN.
Vale dizer que milhões de brasileiros recorrem ao crédito consignado, que é um tipo de operação, na qual o valor devido é descontado direto na folha, e antes, o teto dos juros era de 1,97%, e agora reduziu para 1,8%, e que passou a valer a partir desta quarta-feira (13), conforme resolução do Conselho Nacional do Previdência Social, o CNPS, que regulamenta o INSS.
Com isso, agora os aposentados e pensionistas do INSS tem a maior vitória de 2023, com o menor índice de juros do consignado oferecido neste ano, e ainda podem transferir o empréstimo de um banco para outro que oferece juros mais baixos, com a chamada portabilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante explicar que os juros têm caído conforme há redução na Selic, que é a taxa básica da economia, e nesta quarta-feira (13), o Comitê de Política Monetária, o Copom, deve se reunir para redefinir a nova Selic, que tem as apostas apontadas para a queda de meio ponto percentual, saindo dos atuais 12,25% para 11,75%, com confirmação no final desta tarde.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o país tem a menor taxa de juros?
Segundo o portal “cnnbrasil”, as menores taxas de juros nominal são da Dinamarca (1,25%), Japão (-0,10%), Suíça (-0,75%) e dos países que compõem a zona do euro, todos com um mesmo patamar de 2%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE