Confira as novas mudanças do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos principais órgãos do Governo Federal. Ele é o responsável pelo pagamento dos benefícios previdenciários e auxílios governamentais. Dessa forma, hoje vamos falar sobre 4 mudanças do INSS e uma delas é considerada uma vitória da década cravada pelo Presidente Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações divulgadas pelo portal ‘Previdencialistas’, em relação à aposentadoria por idade, para os homens, é preciso ter 65 anos. Já as mulheres, 62 anos, e para ambos, ter contribuído para o INSS por pelo menos 15 anos.
Vale destacar que para os trabalhadores rurais, a idade mínima é reduzida em 5 anos para homens e 7 anos para mulheres. Isso porque, para quem não sabe, o benefício sofreu importantes mudanças com a reforma da previdência introduzida pela emenda constitucional 103/2019.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme informações divulgadas pelo portal ‘G1’, o tempo mínimo de contribuição passa a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens. Além da exigência de uma idade mínima para acompanhar, que atualmente é de 63 anos e meio para homens e 58 anos e meio para as mulheres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no que diz respeito a maior vitória da década, segundo informações do portal ‘Folha de São Paulo’, o INSS já reduziu o tempo médio na concessão de benefícios. Assim, segundo o primeiro balanço do ano do Portal da Transparência Previdenciária de 2024, o Tempo Médio de Concessão (TMC) líquido dos benefícios previdenciários caiu para 46 dias em janeiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como solicitar a concessão do benefício?
Segundo as informações, houve uma queda na fila dos pedidos do INSS, passando de 1,6 milhão para 1,5 milhão. Que se comparado a dezembro de 2022, quando o prazo médio era de 79 dias, o tempo de espera caiu 40%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto disponibiliza alguns canais para dar entrada nos pedidos de concessão. Eles são: o site Meu INSS, por meio de ligação para a Central 135 e as Agências da Previdência Social (APS). Destacando que a maioria dos segurados tem optado mais por usar o Meu INSS para os pedidos de benefício.