Pais e mães estão em festa com a grande vitória do INSS hoje
Uma grande vitória do INSS cai como um presente no colo de pais e mães, nesta terça-feira (19), e você precisa estar por dentro de todas as novidades para que consiga caminhar lado a lado com o programa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos principais programas do governo, voltado principalmente para os aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada, e sempre emite um comunicado anunciando as novidades.
Em seu portal oficial, o INSS revelou que sua Agência da Previdência Social em Poções, cidade do Sudeste da Bahia, agora conta com um espaço destinado para as crianças com Transtorno do Espectro Autista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A sala foi projetada para proporcionar um atendimento mais humanizado, para àqueles que comparecem e precisam realizar a avaliação social e perícia médica para a concessão do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O gerente da unidade, Alberto Sobral, comentou que a iniciativa foi tomada após repararem que as crianças com Transtorno do Espectro Autista necessitavam de um tratamento diferenciado: “Ainda não atendia a necessidade e, então, buscamos alternativas”.
Ainda segundo o INSS, a sala foi totalmente construída voltada para as crianças, com orientações técnicas como o tipo de material escolhido, brinquedos adquiridos e até mesmo a cor da parede.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A criança brinca em uma sala adaptada para autistas, mas o contrário não acontece. Por isso, tivemos esse cuidado na montagem da estrutura”, explicou Alberto Sobral.
O espaço já pode ser utilizado nesta terça-feira (19), sendo uma grande vitória para os pais e mães dessas crianças, já que elas se sentirão muito mais à vontade nessa sala do que sentado e esperando em uma cadeira.
Quais são os 5 principais sinais de uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista?
De acordo com o portal ‘TJSC.Jus’, os principais sintomas de uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista são:
- Dificuldade de interpretar linguagem não verbal, como expressões faciais (olhar, gesto, por exemplo);
- Pouca aptidão em compreender ironias, metáforas ou mensagens com duplo sentido, podendo parecer uma pessoa ingênua ou não maliciosa;
- Sinais discretos para sentimentos como tristeza, alegria, raiva e cansaço, por exemplo, geralmente não são percebidos pelos autistas, o que pode ser visto como falta de empatia;
- Dificuldade em expressar afeto e falar sobre seus sentimentos, assim como em receber demonstrações de carinho e compreender o sentimento dos outros;
- Limitação em compreender coisas abstratas, o que se traduz por um perfil bastante objetivo e direto.