Aposentadoria do INSS poderá ser ANTECIPADA usando um método extremamente inovador
E nesta sexta feira (18) uma informação a respeito do INSS acaba de ser reforçada trazendo inovação e vitória a milhares de aposentados do brasileiros.
De acordo com o portal FDR, na busca constante de aprimorar o atendimento aos segurados, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também se rendeu ao uso da A.I (Inteligência Artificial) para acelerar o processo de aprovação das aposentadorias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A implementação dessa solução visa combater as queixas sobre a demora na aprovação.
Bem vindos ao futuro
Como mencionamos acima, apesar dessa informação ter sido reforçada nesta sexta feira (18), os novos dados que andam surgindo têm reforçado com resultados de que estamos no caminho correto de solucionar a questão das filas intermináveis de aprovação.
Segundo o portal UOL, a aplicação de robôs tem apresentado resultados na redução do tempo de espera para a concessão da aposentadoria do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi comprovado que durante os meses de Fevereiro, Abril e Maio deste ano, os robôs foram responsáveis por quatro das dez concessões.
Os números indicam um aumento significativo na participação da inteligência artificial nesse processo. A utilização dessa tecnologia ainda auxilia na carência de funcionários e aceleraram a análise de documentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Toyota sem chão: Honda arma fusão com rival nº1 para aniquilar concorrentes e paralisa mundo das montadoras
● Salário de R$14 mil e liberação mais aguardada da história: 2 vitórias do INSS são garantidas no fim de 2024
● Falência e esquecimento total: 3 gigantes, nº1 dos shoppings, têm fim catastrófico em SP
Com a automação, tarefas que antes eram executadas manualmente agora são realizadas de forma automatizada, reduzindo consideravelmente o tempo necessário para o processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas apesar de ser algo bom, tal inovação gerou um certo conflito de opiniões. Ainda de acordo com o portal FDR, um episódio recente trouxe em discussão um caso em que um cidadão recebeu uma resposta negativa quanto a sua solicitação de aposentadoria em apenas 6 minutos.
O sistema alegou a falta de documentação como justificativa, porém, especialistas andam se questionando quanto a capacidade desses mesmos robôs em realizar uma análise minuciosa, já que algumas nuances podem escapar da capacidade da inteligência artificial.
Mas o que ocorre após os erros?
É do conhecimento de todos que a aprovação da aposentadoria, bem como qualquer outro benefício do INSS, depende da perfeição do pedido aonde NÃO SEJAM CONSTATADAS inconsistências no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Porém, caso esses erros sejam apresentados, o sistema costuma negar os pedidos sem nenhum tipo de possibilidade de correção. Estima-se que aproximadamente 1,7 milhão de indivíduos aguardam resposta para solicitar a aposentadoria, enquanto outros 7,6 milhões de processos permanecem pendentes de análise.
Sendo assim, mesmo que o o uso de robôs tenha impulsionado a velocidade de concessão de aposentadorias, ainda passamos por desafios em assegurar uma análise precisa e equitativa dos pedidos.
Lembrando que os benefícios que utilizam o robô do INSS são aqueles que têm critérios objetivos e documentação padronizada, que podem ser verificados pelo sistema sem dificuldade com informações lineares.
Por exemplo, o instituto oferece aposentadorias que exigem apenas a comprovação da idade e tempo de contribuição mínimos, com esses dados mais exatos, o robô não encontra grandes dificuldades na aprovação ou reprovação do benefício.
Afinal uma breve consulta nas bases de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e da Receita Federal já apresenta respostas consistentes.
Atualmente, fazem parte do sistema automatizado de análise os seguintes benefícios previdenciários:
- Aposentadoria por idade rural;
- Aposentadoria por idade urbana;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Auxílio-inclusão;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão por morte;
- Salário-maternidade.
Além disso, os robôs também são utilizados na análise do Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinado a idosos e pessoas com deficiência, de baixa renda.
É importante que os segurados estejam atentos aos requisitos e às documentações necessárias para cada benefício, para uma análise e aprovação mais rápida.
Caso não haja alguma pendência, inconsistência nas informações ou necessidade de complementação, o pedido será encaminhado para um servidor humano.
Solicitação
Para ter acesso ao benefício pelo robô do INSS, é preciso acessar o site ou aplicativo Meu INSS e fazer o cadastro ou login.
Depois, é só escolher o benefício desejado e preencher os dados solicitados.