Aposentados e pensionistas em festa com notícia do INSS
Uma boa notícia envolvendo aposentados e pensionistas do INSS, vai fazer os assegurados ficarem radiantes. Essa decisão é uma vitória no cartão de crédito e ainda tem isenção garantida nos bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que um dos problemas que os aposentados e pensionistas do INSS lidam é o endividamento com empréstimos. Mas, para aliviar as contas de quem precisa pedir dinheiro emprestado, essa notícia cai com um presente.
Conforme informações do jornal EXTRA, no dia 04 de março, foi exposto no Diário Oficial da União, a Resolução 1.362 — do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), em conjunto com o Ministério da Previdência Social (MPS), que recomenda ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o teto máximo de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas em 1,72% ao mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O texto ainda estabelece uma taxa de 2,55% ao mês para as operações realizadas por meio de cartão de crédito e cartão consignado de benefício. Antes, esses percentuais eram de 1,76 e 2,61% ao mês, respectivamente. Então, os aposentados e pensionistas vão pagar taxas menores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É válido destacar que a modalidade de empréstimo consignado convencional é aquela em que o desconto é realizado por meio da folha de pagamento. É comum muitos aposentados solicitarem esses tipos de empréstimos, por conta da facilidade de pegar e menores taxas de desconto.
O QUE CABE AOS BANCOS AGORA?
Como as novas taxas já passaram a valer, cabe aos bancos e financeiras agora fixarem esses novos valores, já que são obrigados a seguirem, por lei, os valores que são exigidos. Vale destacar que as regras atuais, o segurado do INSS pode comprometer até 45% do benefício com o empréstimo. Desse total, 35% são para empréstimo pessoal, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE