ATUALIZAÇÃO!
Notícia do 14º salário do INSS acaba de chegar em setembro e novo prazo de pagamento é exposto
11/09/2023 às 16h40
Caso projeto de Lei do 14° salário do INSS seja aprovado, novas datas de pagamentos serão definidas
Em agosto de 2020, o projeto de Lei 4367/20, apresentado pelo deputado Pompeo de Matto, visou o pagamento do 14° salário do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde então, os aposentados e pensionistas aguardam as novidades sobre o benefício. Neste mês, uma nova notícia veio à tona.
Desse modo, a notícia mais recente sobre o assunto mostra que os prazos de pagamentos terão que ser modificados, caso o projeto seja aprovado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o projeto de Lei envolvendo o 14º salário do INSS segue aguardando votação na Câmara dos Deputados.
De acordo com o portal, Tabela do INSS, os prazos previamente estabelecidos para liberação do benefício seria que o décimo quarto salário de 2020 seria pago em 2022 e o de 2021 seria pago em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, como o projeto de Lei ainda está em analise, as datas ainda não são certeiras, nem mesmo o pagamento do benefício.
Caso o projeto seja aprovado, as datas serão modificadas e o Dataprev informará os novos prazos aos segurados.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Isenção na fatura dos cartões de crédito e mais: idosos 60+ se livram dessas 3 dívidas temidas em 3 passos:
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Como havíamos mencionado, o projeto de Lei ocorreu em 2020, na mesma época da crise sanitária devido a pandemia da Covid-19.
O objetivo era ajudar os beneficiários devido a crise enfrentada pelo país. Mesmo após três anos, o 14º salário ainda é esperado.
De acordo com o Valor Econômico, em junho de 2022, a proposta foi retirada pelo presidente da Câmera, Arthur Lira, que designou o texto para aprovação de uma Comissão Especial.
Desse modo, o processo de tramitação voltou à escala zero. A notícia caiu como uma bomba para os beneficiários, uma vez que o pagamento não acontecerá em 2023.
Além disso, segundo o portal citado, especialistas apontam que é improvável que o benefício do INSS seja liberado ainda em 2023.
CASO SEJA APROVADO, QUEM TERÁ DIREITO A RECEBER O 14° SALÁRIO DO INSS?
Mas, caso o projeto de lei seja aprovado, quem terá direito a receber o benefício é: Aposentadoria; Pensão por morte; Auxílio-doença; Auxílio-acidente; Auxílio-reclusão.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]