ENTENDA

VITÓRIA: Nova lei cai como presente aos trabalhadores e liberação de 14 bilhões pode ser feita pela CAIXA

12/09/2023 às 11h30

Por: Paulo Damião
Imagem PreCarregada
Novidade sobre o FGTS pode ajudar trabalhadores (Foto: Ricardo Matsukawa/VEJA.com)

Novo projeto de lei estuda liberar o FGTS a trabalhadores que já fizeram o saque-aniversário através da Caixa

O governo do presidente Lula (PT) estuda injetar R$ 14 bilhões na economia para liberar recurso a trabalhadores que foram demitidos, mas tiraram dinheiro através do saque-aniversário. A intenção é ajudar o trabalhador a ter acesso ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) caso seja demitido sem justa causa. O acesso deve ser através da Caixa Econômica Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o jornal O Globo, o acesso ao dinheiro do FGTS só pode ser efetuado em situações previstas em lei, como o saque-aniversário, criado em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

No entanto, o trabalhador que optou pelo saque-aniversário fica impedido de sacar o valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Contudo, o Governo Federal estuda liberar o saldo para aqueles que optarem por essa modalidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trabalhadores têm acesso ao saque-aniversário (Foto: Reprodução/FGTS)

Trabalhadores têm acesso ao saque-aniversário (Foto: Reprodução/FGTS)

PROJETO DE LEI

Caixa
FGTS
saque-aniversário

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.